Noticias

A AOFA em visita oficial ao Regimento de Apoio Militar de Emergência (RAME)

Dando sequência prática à estratégia definida pelo Conselho Nacional da AOFA que determinou a execução de um conjunto de 12 (doze) visitas oficiais a Unidades dos três Ramos das Forças Armadas, esta visita oficial ao RAME marcou precisamente o início deste importante projecto.

De notar que estas visitas oficiais serão realizadas ainda durante 2018 e no decorrer de 2019, complementando as mais de 40 (quarenta) visitas já programadas, para o mesmo período, às Unidades e onde continuaremos a fazer o trabalho de informação, esclarecimento e discussão com os Oficiais sobre os temas mais relevantes, de âmbito Socioprofissional, que nos permitem de forma coerente e permanente adequarmos a nossa intervenção em face das grandes preocupações que nos vão sendo transmitidas pelos nossos Camaradas.

Nesta visita ao RAME, a AOFA fez deslocar um conjunto importante de Dirigentes que tiveram a oportunidade de obter informação detalhada sobre todas as actividades desenvolvidas pelo Regimento, o que nos permite dispor agora de elementos muito concretos que servirão para o esclarecimento cabal dos nossos concidadãos sobre a enorme relevância das missões desenvolvidas por esta Unidade do Exército Português como peça essencial e insubstituível de apoio ao Sistema Nacional de Proteção Civil (SNPC), no que concerne ao apoio às populações em caso de catástrofes com as mais variadas tipologias.

A delegação da AOFA foi composta pelos seguintes dirigentes :

– Tenente-Coronel António Mota (Presidente do CN)

– Coronel José Novo (Vogal do CN)

– Coronel Luís Paula Campos (Vogal do CN)

– Coronel Orlando Mira Dias (Vogal do CN)

– Coronel Marcial Fernandes (Vogal do CN)

– Capitão de Fragata Pedro Mendonça (Vogal do CN)

– Capitão de Mar-e-Guerra Vitor Birne (Membro do CD)

– Coronel Alexandre Caldas (Membro do CF)

A calendarização e o plano de actividades incluído na visita foram da responsabilidade do Comando do RAME, como se indica :

10H00 – Chegada da delegação ao RAME

10H10 – Apresentação de cumprimentos ao Exmo. Comandante do RAME na sala de honra;

10H20 – Café no Bar de Oficiais;

10H50 – Briefing sobre a Unidade;

12H00 – Discussão Dirigida;

12H45 – Apresentação do COAME ;

13H00 – Almoço na Messe de Graduados do RAME;

14H00 – Fotografia de grupo em frente ao Edifício de Comando;

14H15 – Visita à Unidade;

15H30 – Troca de lembranças na sala de Honra do RAME.

16H00 – Final de visita

Na prática o plano global da visita viria a sofrer, de forma dinâmica, alguns ajustes essencialmente determinados pelo grande interesse e dinamismo com que decorreu o briefing e a apresentação do Centro Operacional de Apoio Militar de Emergência (COAME), tendo a visita sido prolongada por mais 3 (três) horas do que estava inicialmente previsto, sendo os trabalhos concluídos apenas cerca das 19h.

A delegação da AOFA foi recebida na Sala de Honra do RAME pelo Comandante da Unidade, o Coronel César Henriques dos Reis, que na presença de todos os Oficiais Superiores do Regimento, Sargento-Mor da Unidade e diversos outros Graduados deu as boas-vindas à AOFA tecendo elogios que não podemos deixar de registar quer à Associação quer ao facto da AOFA demonstrar especial interesse nesta visita, determinada pela efectiva relevância que se reconhece a esta importante Unidade do Exército.

Seguidamente o Presidente do Conselho Nacional da AOFA tomou a palavra, agradecendo a disponibilidade, prontidão e calorosa receção por parte do RAME, explicitando perante os presentes os grandes objectivos que  presidiram a esta visita e o seu enquadramento alargado num vasto conjunto de visitas programadas.

Seguiu-se um breve momento de descontração no Bar de Oficiais após o qual o Comandante Henriques dos Reis realizou um briefing extremamente detalhado sobre todas as missões do Regimento. Este briefing viria a proporcionar uma forte dinâmica de discussão que em muito contribuiu para o cabal esclarecimento da delegação da AOFA, cumprindo-se por completo todos os objectivos delineados.

Seguiu-se o período de almoço, realizado na Messe de Graduados do Regimento, realçando-se a anteceder a refeição uma nova intervenção do Comandante Henriques dos Reis que, nesta fase e perante todos os Graduados da Unidade, voltou a apresentar cumprimentos à nossa delegação explicitando de seguida as razões que presidiram a esta visita e da relevância dada pelo RAME à presença da AOFA.

Da parte da tarde prosseguiu o interessantíssimo briefing tendo subsequentemente havido uma demorada e bem esclarecedora visita ao COAME, coração operacional do RAME, onde foi possível aquilatar, na prática, das reais capacidades que 24h/dia, 365 dias/ano são disponibilizadas no apoio ao SNPC em prol das populações em caso de catástrofes, com especial incidência nas acções desenvolvidas na prevenção, combate e rescaldo a incêndios florestais tendo no entanto ficado bem patentes as capacidades do Regimento em múltiplas outras circunstâncias.

A visita não viria a terminar sem a realização da fotografia de grupo e da troca de Crestas, momento sempre de grande significado simbólico para os Militares.

Como referido os objectivos foram amplamente atingidos tendo-se fortemente consubstanciada a ideia da, já hoje, enorme relavância do RAME bem como das perspectivas de evolução no curto e médio prazo que permitirão ao Regimento potenciar as capacidades já existentes e desenvolver novas valências.

A terminar, referir que o RAME, muito para além da sua Missão Primária de Apoio Militar de Emergência desenvolve complementarmente toda uma série de importantes actividades, a saber :

Apronta :

o Destacamento CIMIC (Civilian-Military Cooperation) do Exército,

o Elemento de Comando da Companhia Geral CIMIC,

À ordem, organiza, treina e mantém:

o Agrupamento Sanitário (Tancos),

a Companhia de Reabastecimento e Serviços (Póvoa de Varzim),

a Companhia de Engenharia de Apoio Militar de Emergência (Tancos)

Constitui-se:

como polo de formação do Sistema de Formação do Exército

A AOFA agradece empenhadamente a todos os Graduados do RAME, através da pessoa do seu Comandante, toda a disponibilidade, prontidão, amabilidade e profissionalismo com que recebeu a AOFA e reitera a admiração e reconhecimento pelos relevantes serviços prestados a Portugal e aos Portugueses por esta Unidade do Exército Português.

Em breve regressaremos ao RAME desta vez para a realização de uma reunião com os Oficiais da Unidade para informar e discutir sobre temas de âmbito Socioprofissional.

 

Previous post

AOFA nas Comemorações dos 100 anos do fim da I Grande Guerra

Next post

AOFA recebida em audiência pelo Excelentíssimo Senhor General Chefe da Casa Militar da Presidência da República

admin