Noticias

A AOFA na receção aos Militares da 3ª FND na República Centro-Africana (RCA)

A AOFA esteve presente, através do Tenente-Coronel António Costa Mota (Presidente do Conselho Nacional) na receção aos nossos Camaradas Paraquedistas, mas também da Força Aérea, que, integrando a 3ª Força Nacional Destacada (FND) na RCA regressaram a casa.

Como vem sendo hábito nestas circunstâncias a AOFA teve acesso à área VIP do Aeródromo de Trânsito nº 1 (Figo Maduro – Lisboa) onde pôde participar, com diversas Entidades Civis e Militares, logo ao nível da Placa do Aeródromo, na recepção aos nossos Camaradas.

Recorde-se que no que respeita a esta 3ª FND, o nosso apoio e colaboração se iniciou muito antes sequer da partida, tendo a AOFA, com muito orgulho o referimos, participado ativamente na doação e recolha de material escolar e desportivo que posteriormente os nossos Camaradas entregaram a cerca de 2.000 (duas mil) crianças e jovens na RCA.

Também ao nível do acompanhamento próximo a AOFA, durante todos os meses em que decorreu esta Missão, foi mantendo contacto frequente com os Camaradas, transmitindo-lhes todo o apoio, solidariedade e reconhecimento, procedimento aliás idêntico ao que já havíamos tido com os Camaradas das 1ªe 2ª FND e que certamente prosseguiremos com os Camaradas que agora, na RCA, integram a 4ª FND.

Na cerimónia marcaram presença, para além do MDN, o Almirante Silva Ribeiro (CEMGFA) e os Generais Teixeira Rolo (CEMFA) e Rovisco Duarte (CEME).

No decorrer da cerimónia houve lugar aos discursos do Almirante CEMGFA e do MDN, sendo de salientar o enaltecimento do extraordinário trabalho realizado pelos nossos Camaradas, em condições, todos o sabemos, de enorme risco, bem como as palavras, amplamente merecidas dirigidas aos Familiares e Amigos presentes na receção e que se cifraram em muitas centenas.

De referir também a presença significativa de Camaradas ex-Combatentes Paraquedistas, facto que a ninguém passou despercebido e vinca de forma indelével o espírito de corpo que se mantêm e renovadamente se reforça entre as várias gerações de Militares, baseados nos Princípios, Valores e Ideais que a todos nos enformam.

Ninguém como nós, Militares, sabe o valor e verdadeiro significado que reside no cumprimento da Missão, principalmente em Missões tão especialmente complexas como estas, e no que representa o reencontro com Familiares, Amigos e restantes Camaradas sempre que se dá o regresso.

BEM-VINDOS a Casa Camaradas! Orgulho, Reconhecimento e Agradecimento são as palavras, expressas em atos, que uma vez mais nos ocorrem!

Previous post

AOFA nas Comemorações do Dia do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA)

Next post

Clínica Saudavelmente

admin