Noticias

AOFA presente na Cerimónia de Entrega de Comando do Cargo de Comandante Naval

A convite do Comandante Naval, Vice-Almirante Gouveia e Melo, a AOFA esteve  presente na cerimónia tendo sido representada pelo nosso Presidente do Conselho Nacional, Tenente-Coronel António Costa Mota.

A cerimónia, que decorreu na Base Naval de Lisboa, foi presidida pelo Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada nela tendo estado presentes, além de toda a estrutura superior da Marinha, representantes do Exército e Força Aérea, Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Adidos Militares, Associações Socioprofissionais e a representante da Câmara Municipal de Almada, para além dos antigos Chefes do Estado-Maior da Armada e antigos Comandantes Navais.

Sucedendo-se à revista das tropas em parada houve lugar à alocução do Vice-Almirante Gouveia e Melo seguindo-se o acto de entrega de Comando, tendo assumido o cargo de Comandante Naval o Vice-Almirante Silvestre Correia.

Já empossado como Comandante Naval, o Vice-Almirante Silvestre Correia procedeu a uma (excelente) alocução onde ficou bem vincada a determinação em continuar a manter os elevados padrões operacionais da Marinha, não deixando contudo de dedicar tempo significativo da sua intervenção, que a ninguém passou despercebido, a elencar as grandes dificuldades e constrangimentos quer de ordem financeira (impacto directo e muito significativo ao nível da manutenção e consequente aprontamento da frota) quer sobretudo de Efetivos, reconhecendo o estado de grande desgaste em que se encontram os Militares, daí decorrendo inevitáveis níveis de desmotivação que em nada são positivos ao cumprimento das missões bem como ao nível de bem-estar pessoal e familiar.

A última alocução foi realizada pelo Almirante CEMA, também ele dirigindo-se de forma muito evidente às Mulheres e Homens que com grande espírito de sacrifício e sentido de missão vão garantindo, pese embora todas as imensas dificuldades, o cumprimento das Missões com elevadíssimo profissionalismo e dedicação. A este propósito o Almirante CEMA fez questão de referir que estarão, de forma muito concreta e em fase adiantada de estudo, mecanismos de valorização remuneratória com especial incidência nas Praças (aos níveis dos praticados nas Forças de Segurança) bem como a revisão dos subsídios de embarque. Houve igualmente e como seria de esperar lugar ao louvor público do VALM Gouveia e Melo, hoje condecorado com a Medalha de Mérito Militar de 1ª Classe, e um reforço da confiança e apoio total ao novo Comandante Naval.

Seguiu-se o Desfile Militar terminando desta forma a Cerimónia.

A todos os presentes o novo Comandante Naval ofereceu um almoço a bordo da Fragata Álvares Cabral durante o qual e como é hábito nestas ocasiões o nosso Presidente teve oportunidade de desenvolver várias conversas, sempre interessantes e profícuas, com muitos dos presentes.

Ao VALM Gouveia e Melo que agora cessou funções como COMNAV, bem como ao seu sucessor, VALM Silvestre Correia, a AOFA deseja as maiores felicidades pessoais e profissionais nos novos e exigentes cargos que agora iniciam, sabendo-se que o VALM Gouveia e Melo transitará para o Estado-Maior-General das Forças Armadas.

A todos os nossos Camaradas da Marinha a AOFA reconhece e enaltece o excepcional trabalho que diariamente desenvolvem em prol de Portugal e dos Portugueses em Terra ou no Mar, aquem ou além fronteiras! BZ MARINHA!

Previous post

Plano de Ação rentabilização dos imóveis do IASFA

Next post

Comunicado - Protestos nas Unidades Militares

admin