Noticias

AOFA presente nas Comemorações do 5º Aniversário do HFAR

A convite do Almirante Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas e da Diretora do Hospital das Forças Armadas (HFAR), a AOFA esteve presente na cerimónia comemorativa do 5º Aniversário do HFAR, sendo representada pelo Presidente do Conselho Nacional, Tenente-Coronel António Costa Mota.

A cerimónia, à qual estiveram presentes inúmeras Entidades Militares e Civis decorreu este ano no Polo do HFAR na cidade do Porto.

De realçar as intervenções quer da Diretora do HFAR, quer do Almirante CEMGFA, ambas pautadas por um otimismo evidente em relação ao que o futuro perspectiva para esta relevante Instituição, sem no entanto deixarem de salientar as enormes dificuldades e constrangimentos com que se debate o HFAR quer em termos de Efetivos, quer de condições financeiras e logísticas, o que indicia desde logo que “apenas” a resiliência que é reconhecida aos Militares não se tornará suficiente para fazer face a todas as dificuldades com que se debate o HFAR desde que, há exactamente 5 anos, nasceu de um processo extremamente deficiente e altamente penalizador para a Família Militar, resultante da extinção, através de critérios e métodos altamente duvidosos, dos vários hospitais de cada um dos Ramos.

Muito interessante a Comunicação “Hospital D. Pedro V – Edifício e História Militar”, realizada pelo Dr. Joel Cleto, na qual foi possível entender, de forma muito clara e historicamente bem suportada, a evolução do edifício (e suas valências hospitalares) desde a sua construção até aos dias de hoje em que se constitui como o Polo do Porto do HFAR.

A AOFA reitera que tudo continuará a fazer para defender a relevante Instituição que se constitui, para a Família Militar, o HFAR, apontando sempre os caminhos que nos parecem os mais favoráveis, e justos, para o seu amplo desenvolvimento e melhoria qualitativa (incluindo a diversidade de valências), com particular incidência nas formas de financiamento e auto-sustentabilidade do HFAR e, naturalmente, tendo em especial linha de conta a satisfação pessoal e profissional dos Técnicos de Saúde Militares que nele exercem funções.

Previous post

AOFA presente no 87º Aniversário da Associação dos Pupilos do Exército

Next post

Ofício enviado a Chefias Militares - Decreto-Lei n.o 65/2019, de 20 de maio

admin