Noticias

AOFA presente nas Comemorações do Dia do Exército

A convite de Sua Excelência o Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME) a AOFA esteve presente, em Guimarães, na cerimónia militar no âmbito das comemorações do Dia do Exército. A representação da AOFA foi assegurada pelo Presidente do Conselho Nacional, Tenente-Coronel António Costa Mota.

Presidida por Sua Excelência o Ministro da Defesa Nacional (MDN), João Gomes Cravinho, a cerimónia decorreu junto ao Castelo de Guimarães, mais concretamente no Campo de S. Mamede, ambiente ideal, pelo seu significado histórico, para a realização deste excelente evento.

Esta cerimónia militar decorreu em excelente ritmo, com elevada dignidade e em moldes organizativos muito diversos do habitual, factos muito apreciados pelas muitas dezenas de Entidades Militares e Civis presentes, contando ainda com uma assistência extremamente significativa de alguns milhares de cidadãos da Cidade-Berço da Nacionalidade.

Usaram da palavra o CEME e o MDN que, em alocuções que reputamos de muito positivas, enalteceram o historial, capacidades e relevantes missões nacionais e internacionais do Exército, factos que lhe granjeiam um papel central no Pilar da Soberania Nacional que se constituem as Forças Armadas Portuguesas.

Realce também para diversas intervenções, gravadas em vídeo, em que diversos camaradas, integrados em Forças Nacionais Destacadas e em Missões de Cooperação Técnico-Militar, nos deixaram palavras de grande confiança e motivação, mesmo considerando que em vários dos casos se encontram em Teatros de Operações muito complexos, exigentes e arriscados.

Antes e após a cerimónia o nosso Presidente teve oportunidade de conversar com inúmeros camaradas do Exército, realçando-se em especial a oportunidade havida de uma pequena mas significativa conversa com o CEME e na qual lhe reiterámos, desta feita presencialmente (na sequência de mensagem escrita anterior), a nossa Solidariedade, Confiança, Apoio e Votos de Felicidades para o mandato recentemente iniciado.

Após a cerimónia militar foi oferecido pelo Exército a todas as Entidades Militares e Civis presentes um almoço durante o qual e uma vez mais foi possível entabular várias conversas com muitos dos nossos Camaradas do Exército.

Em suma, um dia muito positivo e que ficará na nossa memória como mais uma excelente iniciativa que, além de comemorar muito dignamente mais um aniversário do Exército, fortemente contribuiu para a sua dignificação bem como das Mulheres e Homens que nele Servem Portugal e os Portugueses.

Previous post

Uso e porte de arma pelos militares: AOFA requer alterações ao enquadramento legal

Next post

AOFA promove 2º Encontro Nacional com Jornalistas das Rádios, Televisões e Imprensa

admin