Comunicados


DATA

TITULO E RESUMO

VER

2012-05-27 Comunicado da AOFA - Complementos de pensão de reforma continuam por pagar
Porventura, fruto de não terem a perceção do que é ser militar, os Exmos. Senhores Governantes vêm sendo protagonistas de atos que configuram objetivamente uma postura de ofensiva desconsideração para com os que servem Portugal nas Forças Armadas, aliás com mérito internacionalmente reconhecido, e para com a própria Instituição Militar, o que, nem a trágica situação em que o País se encontra e se vai agravando, poderá justificar.
2012-05-25 Comunicado da AOFA - Operação Manatim
Segundo um despacho noticioso, em 15 de Maio passado, Sua Exa. o Ministro da Defesa Nacional (MDN), afirmou à saída da audição na Comissão de Defesa Nacional que serão acomodados pelos Ramos das Forças Armadas os 5,7 milhões de euros que custou a operação “Manatim”, que tinha como objectivo, publicamente declarado, o resgate de cidadãos portugueses residentes na Guiné-Bissau, se tal fosse necessário.
2012-05-22 Comunicado da AOFA - Fundo de Pensões dos Militares
Os cerca de 13.000 beneficiários militares que deviam ter recebido o complemento de pensão de reforma pago pelo respectivo Fundo de Pensões viram, de novo, ser atrasado o respectivo pagamento
2012-05-19 Comunicado da AOFA - As Promoções nas Forças Armadas
Repetindo-se, com a Lei do Orçamento do Estado de 2012 (OE/2012), o congelamento das promoções imposto no de 2011, desde cedo se tornou evidente, tal como a AOFA insistentemente alertou, que, para além das gravíssimas repercussões nas expectativas de carreira dos militares, legalmente consagradas, a situação se tornara insustentável para a gestão das necessidades da estrutura, fortemente hierarquizada, das próprias Forças Armadas.
2012-04-24 Comunicado da AOFA - O Respeito pela Constituição
Encontram-se pendentes da apreciação do Tribunal Constitucional matérias que interessam muito aos militares: a redução das remunerações e o corte dos subsídios de férias e de Natal. A AOFA entendeu por bem emitir um comunicado subordinado ao título: “Uma Exigência Democrática: O respeito pela Constituição 38 anos depois do 25 de Abril”
2012-01-05 Comunicado da AOFA - As Regressões Remuneratórias dos Militares
Regressão de alguns milhares de oficiais, sargentos e praças, no regime remuneratório.
2011-11-25 Comunicado da AOFA - Discurso de Sua Exa. o Primeiro-Ministro no IESM
Sua Exa. o Primeiro-Ministro presidiu à abertura do ano lectivo no IESM, tendo proferido, na ocasião, um discurso em que apontou a necessidade de as Forças Armadas serem reformadas e modernizadas
2011-10-02 Comunicado da AOFA - Despacho 12713/2011 dos MEF E MDN (DR nº 184, ll série, de 23 de Setembro) - (Inspecção-Geral de Finanças - IGF – Regime Remuneratório)
Auditoria da IGF: Despacho Conjunto de Suas Exas. os MEF e MDN determinam comunicado da AOFA.
2011-08-13 Comunicado das APM - Congelar o que já está congelado
Sua Exa. o Ministro das Finanças anuncia o congelamento das progressões para os militares, no quadro do controlo da despesa do Estado
2011-06-22 Comunicado da AOFA - Resposta da AOFA à auditoria da Inspecção-Geral de Finanças às Forças Armadas
Dando sequência às declarações do Presidente ao Diário de Notícias de hoje, a AOFA responde, em comunicado, à desconsideração decorrente da publicação do relatório da Inspecção-Geral das Finanças em vários jornais diários. Como habitualmente, o comunicado foi enviado para: Presidência da República, Assembleia da República, Ministério da Defesa Nacional, Estados-Maiores, Partidos, APM, Clubes de Oficiais, órgãos de comunicação social, sócios, outros oficiais.
2011-05-20 Comunicado Conjunto APM - APM interpõem accção contra redução de remunerações
As Associações Profissionais de Militares (APM), simbolicamente representadas por dirigentes e associados, uma vez que a Lei ainda não lhes confere, como devia acontecer, capacidade de representação colectiva no foro judicial, interpuseram contra o Ministério da Defesa Nacional uma “Acção Administrativa Especial”, tendo como objecto a anulação dos actos de que decorreu a redução de remunerações e suplementos operada em relação aos militares nas situações de activo e reserva a partir de disposições da Lei do Orçamento de 2011.
2011-04-15 Comunicado conjunto APM - Rede Solidária das APM -Finalidade, regras de acesso, tratamento dos dados
As medidas de austeridade que foram impostas aos portugueses e agravadas no início de 2011, com especial incidência nos militares e nos funcionários públicos, fizeram adivinhar desde logo um quadro de grandes dificuldades, com reflexos não negligenciáveis na sua qualidade de vida.
2011-04-14 Comunicado da AOFA - Da auditoria do Ministério das Finanças às FA à suborçamentação crónica a que este as sujeita
No passado sábado, um jornal de referência dava conta da existência de uma auditoria às finanças das Forças Armadas. Para a AOFA, a existência dessa auditoria, nos termos em que foi lançada, protagonizou uma clara desconsideração pelas Forças Armadas e por aqueles que têm a honrosa missão de as chefiar e servir.
2011-01-07 Comunicado da AOFA - Carreiras e Promoções dos Oficiais
As promoções ocorreram no respeito do quadro legal, revestiram-se de inteira justiça e é fundamental que continuem a ter lugar para ir rejuvenescendo os diversos níveis hierárquicos das Forças Armadas, como se impõe. Os militares não são culpados da crise.
2010-12-20 Comunicado da AOFA - Mais uma oportunidade perdida
Governo estabelece Regime de Contrato Especial só para algumas especialidades, contrariamente àquilo que a AOFA vem defendendo.

@ 2011 - AOFA - Todos os direitos reservados
E-mail: geral@aofa.pt
Av. Bulhão Pato, nº 7 – 1º Andar
2825-846 Trafaria PORTUGAL
Tels: 214417744 - 912500813
Fax: 214406802
Powered by António Chaves - Optimizado para Internet Explorer 8 ou superior e resolução 1024x768.