Noticias

Conferência de Imprensa de apresentação do Programa das Comemorações do Centenário do Nascimento do General Vasco Gonçalves

A convite da Direção da Associação Conquistas da Revolução (ACR), a AOFA esteve presente na Conferência de Imprensa, realizada na Casa do Alentejo, tendo sido representada pelo Presidente do Conselho Nacional, Tenente-Coronel António Costa Mota.

Estiveram presentes, além dos elementos da Direção da ACR, vários dos familiares do General Vasco Gonçalves, inúmeros associados da ACR e representantes de diversas Organizações e Associações que, desta forma, se associaram ao evento.

A Conferência de Imprensa teve como objetivo fazer a apresentação pública do vasto programa de atividades que será desenvolvido, por todo o país (Regiões Autónomas incluídas), ao longo do ano de 2021, ano em que se comemorará o Centenário do Nascimento do General Vasco Gonçalves, figura incontornável na fase que sucedeu à Revolução de Abril de 1974 e onde, recorda-se, ocupou o cargo de 1º Ministro dos II, III, IV e V governos provisórios no período conturbado que viria a ser denominado, e ficado para a História, como Processo Revolucionário em Curso (PREC).

A Conferência teve início com umas breves palavras por parte do Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da ACR, Capitão de Mar-e-Guerra Manuel Begonha que além de dar as boas-vindas a todos os presentes, anunciou os propósitos gerais da Conferência e procedeu ao elogio do General Vasco Gonçalves.

Seguiu-se a intervenção de fundo do Presidente da Direção da ACR, Coronel Batista Alves que proferiu uma alocução inicial (ver abaixo), à qual se seguiu a leitura de um conjunto de dados biográficos do General Vasco Gonçalves (ver abaixo) e finalmente a explanação das principais atividades que integrarão as comemorações (ver abaixo).

No final o Coronel Batista Alves teceu ainda algumas considerações sobre a composição da Comissão de Honra das Comemorações (ainda não fechada), composta já nesta altura por várias centenas de Militares e Civis, referindo igualmente que as Comemorações terão a colaboração de dezenas de autarquias de todo o território continental e Regiões Autónomas, naquele que se antevê como um ano de muito especial atividade para a ACR, seus Associados e para muitos dos integrantes da Comissão de Honra. As comemorações contarão igualmente com a colaboração e participação de muitas Organizações da denominada “Sociedade Civil” desde Sindicatos, Associações e outras Organizações que já confirmaram a sua disponibilidade para colaborar com a ACR, de entre as quais a AOFA, por decisão unânime do Conselho Nacional, tomada há já alguns meses.

Aberto um período de questões por parte dos presentes, à qual a Direção da ACR deu as necessárias respostas, a Conferência de Imprensa foi dada por terminada. Restará referir que todo o evento foi realizado cumprindo as medidas de segurança determinadas pela Direção-Geral de Saúde.

Previous post

Comemorações do centenário do nascimento do General Vasco Gonçalves

Next post

AOFA cria e disponibiliza Biblioteca a todos os Oficiais das Forças Armadas e suas Famílias

admin