Noticias

Conferência “O Norte e o 25 de Novembro”

A AOFA esteve presente na conferência “O Norte e o 25 de Novembro”, que decorreu no Museu Militar do Porto, através do Tenente Coronel Ricardo Correia, membro do Conselho Nacional.

Sendo uma das principais responsabilidades a sua abertura à sociedade civil e em particular aos militares e sua família, o Exército, através do Museu Militar do Porto, aceitou o desafio lançado pela Drª Helena Veloso para se abordar os acontecimentos do 25 de Novembro de 1975, de que o seu pai, o Brigadeiro António Elísio Capelo Pires Veloso, falecido há 5 anos, foi figura incontornável daquele evento histórico.

Passados que foram 44 anos daquela data, este momento constituiu assim uma oportunidade de se falar abertamente sobre os acontecimentos vivenciados naquele período do pós-25 de Abril de 1974, bem como da importância que os mesmos tiveram para a consolidação do regime democrático em Portugal.

Para abordar esta temática foram convidados dois conferencistas, o Doutor Adriano Vasco da Fonseca Rodrigues e o Cor Infª “CMD”, José Manuel da Glória Belchior, atual Presidente do Núcleo do Porto da Liga dos Combatentes que falaram sobre as suas experiências pessoais durante esse período tendo ambos dado especial ênfase ao papel desempenhado pelo então Brigadeiro Pires Veloso, Comandante da Região Militar do Norte.

A sessão foi presidida pelo Comandante do Pessoal do Exército, TGen José António Fonseca e Sousa, tendo também estado presentes outras destacadas individualidades militares e civis da região.

Previous post

Conferência "O Norte e o 25 de Novembro"

Next post

AOFA reuniu com o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda na Assembleia da República

admin