Notícias

2016-10-05 - Presidente da AOFA presente na inauguração da Placa Toponímica Rotunda "Capitão de Abril Vítor Alves"

A convite do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, o Presidente da AOFA, Tenente-Coronel António Costa Mota, esteve presente na inauguração da Placa Toponímica "Capitão de Abril Vítor Alves".

 

2016-10-04 - AOFA coloca ao MDN questões relacionadas com a assistência sanitária aos militares na Cooperação Técnico-Militar, das Forças Nacionais Destacadas ou Elementos Nacionais Destacados

Na sequência de assuntos já colocados ao MDN, a AOFA prosseguiu esse caminho, neste caso requerendo que fossem esclarecidas questões relacionadas com a assistência sanitária dos militares que se encontram na Cooperação Técnico-Militar e nas Forças nacionais Destacadas (ou como Elementos Nacionais Destacados), tendo em conta, nomeadamente, o disposto no Despacho do anterior MDN que estabelece o que é a Saúde Operacional. Como habitualmente, esta iniciativa foi divulgada pelos Grupos Parlamentares da AR, órgãos de comunicação social, oficiais das Forças Armadas, restantes Associações Profissionais de Militares e Organizações de Ex-Combatentes.

 

2016-09-26 - AOFA envia ao MDN resposta sobre o projeto de Decreto-Lei relativo à aposentação/reforma dos militares

Correspondendo ao solicitado, a AOFA enviou ao MDN a sua apreciação, crítica como merecido, ao projeto de Decreto-Lei que estabelece as regras para a aposentação/reforma dos militares. O projeto e a nossa resposta (formalmente remtida para o MDN, PR, PM e CEM’s) foram enviados a: Assembleia da República (todos os Grupos Parlamentares), Oficiais das Forças Armadas, restantes Associações Profissionais de Militares, Organizações de Ex-Combatentes, Órgãos de Comunicação Social.

 

2016-09-22 - Promoções: AOFA coloca questões ao MDN

Como vem sendo habitual, infelizmente, o Despacho que autoriza as Chefias Militares a dar corpo a promoções – de que as Forças Armadas necessitam para assegurar adequadamente a resposta da sua estrutura, fortemente hierarquizada – foi publicado já no último terço do ano, com as gravosas consequências daí decorrentes. Depois de ter emitido um comunicado, criticando com dureza o que vem acontecendo, chegou a altura de reforçar, com perguntas ao MDN, as questões que então colocámos.

 

2016-09-21 - Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda recebe a AOFA em audiência

Correspondendo ao por nós solicitado, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda recebeu a AOFA em audiência. Representaram a AOFA o Secretário-Geral, CTEN Branco Baptista e o Vogal do Conselho Nacional e membro do Secretariado, CFR Rodrigues Marques.

 

2016-09-19 - Associações Profissionais de Militares emitem comunicado a propósito das alterações ao sistema de reformas

Depois de versões clandestinas do diploma terem chegado às APM e de alguns tímidos desmentidos do poder, chegou finalmente o projeto de decreto-lei que intenta proceder a alterações ao sistema de reformas dos militares, já depois de aprovado em Conselho de Ministros, o que diz tudo sobre o que pretendem que vá acontecer. As APM emitiram, por isso, um comunicado conjunto, muito crítico, já enviado aos nossos destinatários habituais: Presidência da República (Casa Militar); Assembleia da República (todos os Grupos Parlamentares); Primeiro-Ministro; Ministro da Defesa Nacional; Chefes Militares; Organizações de Ex-Combatentes; Oficiais das Forças Armadas; Órgãos de Comunicação Social.

 

2016-09-16 - Presidente da AOFA presente na inauguração da Placa Toponímica Rotunda Almirante Pinheiro de Azevedo

A convite do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, o Presidente da AOFA esteve presente na inauguração da Placa Toponímica Almirante Pinheiro de Azevedo.

 

2016-09-15 - Sua Exa. o CEMGFA recebeu a AOFA em audiência

A audiência fora solicitada pela AOFA e fizeram parte da nossa delegação: Presidente, Tenente-Coronel Costa Mota, e Vogais do Conselho Nacional, Coronel Jesus Marquito, Capitão-de-Fragata Calheiros Aguiar e Major Paulo Cruz.

 

2016-09-10 - AOFA esteve presente na comemoração do Dia Nacional da Praça

A AOFA esteve representada pelo seu Presidente, TCOR António Augusto Proença da Costa Mota.

 

2016-09-08 - AOFA presente na sessão comemorativa do 80º Aniversário da Revolta dos Marinheiros

A sessão decorreu no auditório da Junta de Freguesia do Laranjeiro e contou com a presença do Presidente da AOFA.

 

2016-09-06 - Promoções: AOFA emite comunicado

Foi publicado o Despacho Conjunto dos Ministros das Finanças e da Defesa Nacional nº 10803-A/2016, que autoriza as promoções para o ano de 2016. Depois de uma imediata tomada de posição no mail de cobertura ao Resumo de Imprensa, a AOFA entendeu emitir um comunicado em que dá conta da insatisfação que, sobre esta matéria, reina nas Forças Armadas.

 

2016-08-30 - Face à “vontade de sair” expressa por muitos oficiais, AOFA requer os correspondentes números ao MDN

O EMFAR, posto em vigor com o DL 90/2015, incorporando a clara degradação das condições de carreira para o universo de militares em geral e dos oficiais, em particular, a que se juntaram quer as medidas transitórias nele constantes quer diplomas avulso que regulamentaram alguns dos seus aspetos, agravando-os, criou uma generalizada situação de insatisfação levando a que muitos nossos camaradas venham manifestando a “vontade de sair”. A AOFA entendeu dever conhecer esses números e requereu-os ao MDN, dando conhecimento dessa diligência a todos os Grupos Parlamentares da Assembleia da República.

 

2016-08-26 - Laboratório Militar foi salvo, mas falta fazer o resto

Como vimos dando conta, a AOFA interveio ativamente na divulgação da difícil situação em que se encontrava o Laboratório Militar de Produtos Químicos e Farmacêuticos (LMPQF), junto das entidades responsáveis e outras, dos oficiais das Forças Armadas, da comunicação social. Merece especial realce, nessa divulgação, a nota informativa, que pode ser recordada na notícia de 2016-08-05, da nossa página, que continha dados fidedignos, de uma enorme clareza e. portanto, irrecusáveis (página da AOFA - http://www.aofa.pt ). A intervenção do MDN parece poder ter resolvido a situação, mas o que foi feito não chega para ultrapassar as circunstâncias em que se encontram todas as entidades envolvidas.

 

2016-08-22 - AOFA enviou ao MDN as suas considerações sobre o projeto relativo ao Sistema de Avaliação de Mérito

Correspondendo ao solicitado pelo MDN, a AOFA enviou as considerações que lhe mereceu o projeto de Portaria relativo ao Sistema de Avaliação de Mérito, lembrando, entretanto, o continuado desrespeito pelo estabelecido na Lei Orgânica nº 3/2001, de 29 de Agosto, que consagra, para além do regime de audição, a integração das Associações Profissionais de Militares nos Grupos de Trabalho que tratam de matéria do foro socioprofissional.

 

2016-08-22 - AOFA requer que MDN informe sobre a veracidade das notícias que davam conta de alterações às pensões de reforma dos militares

Face à falta de um esclarecimento concludente por parte do MDN das notícias relativas à alteração das condições de reforma dos militares, a AOFA entendeu dever requerer o esclarecimento cabal desta questão, que, nomeadamente, vem acrescentando uma enorme insegurança à necessidade de vários militares em final de carreira fazerem as suas opções face às disposições transitórias do DL que pôs em vigor o EMFAR.

 

2016-08-05 - AOFA dá a conhecer uma nota informativa sobre a asfixia financeira a que se encontra sujeito o LMPQF

A difícil situação em que se encontra o Laboratório Militar de Produtos Químicos e Farmacêuticos tem vindo a ser acompanhada pela AOFA de muito perto.

Na sequência de diligências já efetuadas a AOFA remeteu a diversas entidades (Presidência da República/Casa Militar, Assembleia da República/todos os Grupos Parlamentares, MDN, Gabinetes dos CEM’s) uma nota informativa sobre a difícil situação que vive o Laboratório Militar. O mail em causa já foi enviado aos 6.500 oficiais nossos habituais destinatários, bem como aos órgãos de comunicação social.

 

2016-07-29 - Notícias sobre alteração ao cálculo das pensões de reforma originam tomada de posição da AOFA

Notícias surgidas na comunicação social, que davam conta de alterações ao cálculo das pensões de reforma dos militares, associadas ao surgimento de um designado projeto de Decreto-Lei atribuído à Ministra da Administração Interna, degradando ainda mais as condições hoje existentes, determinaram a necessidade de a AOFA tomar posição em comunicado.

 

2016-07-21 - Assembleia-Geral da AOFA aprova as nossas contas

Teve lugar no Hotel Mundial, em Lisboa a Assembleia-Geral da AOFA, presidida pelo TGEN Formeiro Monteiro, na qual foram aprovadas as respetivas contas.

 

2016-07-21 - AOFA pronuncia-se junto do MDN sobre a chamada “carreira horizontal”

Tendo em vista o cumprimento formal do regime de audição, mas tendo sido esquecida anteriormente a nossa participação no Grupo de Trabalho que tratou esta matéria, um e a outra estabelecidos na Lei Orgânica nº 3/2001, de 29 de Agosto, foi-nos enviado pelo MDN um projeto de Decreto-Lei que visa regulamentar aquilo que é designado por “carreira horizontal”. A AOFA respondeu e deu conhecimento quer do projeto quer da apreciação por si efetuada à Casa Militar do Presidente da República, aos Grupos Parlamentares da Assembleia da República e aos Chefes Militares.

 

2016-07-16 - AOFA presente nas cerimónias fúnebres de homenagem aos militares falecidos no acidente com o avião C-130

No dia 11 de Julho, na BA6, Montijo, perderam a vida num brutal acidente com um avião C-130 três nossos infortunados camaradas: o TCOR Castro, o CAP Saramago e o SAJ Novais. A AOFA, na pessoa do seu Presidente, esteve presente quer no velório, que teve lugar a 15 de Julho na Igreja da Força Aérea, colocando coroas de flores nas urnas dos nossos camaradas, quer na Missa, realizada nos Jerónimos a 16 de Julho e que o Presidente da República honrou com a sua presença.

 

@ 2011 - AOFA - Todos os direitos reservados
E-mail: geral@aofa.pt
Rua Infanta D. Isabel 27 C
2780-064 OEIRAS PORTUGAL
Tels: 214417744 - 912500813
Fax: 214406802
Powered by António Chaves - Optimizado para Internet Explorer 8 ou superior e resolução 1024x768.