Notícias

2017-02-16 - Sua Excelência o CEMA recebeu a AOFA em audiência

A audiência, solicitada pela AOFA, decorreu durante cerca de 1h30, permitindo a apresentação de cumprimentos ao Almirante CEMA e uma conversa franca e aberta sobre as principais preocupações dos Oficiais. A delegação da AOFA foi composta pelo Presidente do Conselho Nacional (CN), Tenente-Coronel António Costa Mota, pelo Tesoureiro da AOFA e Vogal do Conselho CN, Capitão-Tenente Nuno Roboredo e pelos Vogais do CN, Major Mónica Anjos e Capitão António Gouveia.

 

2017-02-15 - AOFA participou no Colóquio promovido pela Associação de Praças (AP) - "Recrutamento Militar, Desafios e Oportunidades"

O Colóquio decorreu no auditório do Instituto de Defesa Nacional (IDN) e teve participação alargada dos diversos Agentes directamente envolvidos e/ou interessados nesta relevante matéria (Ministério da Defesa, Marinha, Exército, Força Aérea e Associações Profissionais de Militares). A AOFA foi representada pelo Presidente do Conselho Nacional, Tenente-Coronel António Costa Mota, que fez uma alocução no encerramento do colóquio e também através do Capitão de Mar-e-Guerra António Almeida de Moura (moderador no 1º painel) e do Coronel Jara Franco (representante da AOFA no 3º painel).

 

2017-02-10 - Regimes de Voluntariado e de Contrato: a precariedade nas Forças Armadas

O debate público sobre o assunto e a promessa de soluções para os cidadãos que se encontram ao serviço da Administração Pública ao “abrigo” de regimes de precariedade trouxe ao de cima a necessidade de recordarmos a existência dos que se encontram nas Forças Armadas de modo semelhante. A AOFA emitiu um comunicado sobre o assunto.

 

2017-02-07 - Audição da AOFA na Comissão de Defesa da Assembleia da República sobre o Regulamento de Avaliação de Mérito dos Militares das Forças Armadas (RAMMFA)

Em face das reacções profundamente negativas que têm vindo a público sobre o RAMMFA, a Comissão de Defesa da Assembleia da República, a requerimento do Partido Comunista Português, convocou a AOFA para uma exposição das razões que nos levam a considerar este diploma profundamente lesivo para os Militares e para a Instituição Militar.

A delegação da AOFA foi composta pelo Presidente do Conselho Nacional, Tenente-Coronel António Costa Mota e pelo Secretário-Geral da AOFA, Capitão-Tenente Diocleciano Branco Batista.

 

2017-01-28 - AOFA presente nas comemorações do Dia Nacional do Sargento

Coincidindo com mais uma Assembleia Eleitoral, em que foram eleitos os novos membros dos Órgãos Sociais da Associação Nacional de Sargentos (ANS), decorreu na Casa do Alentejo, em Lisboa, a comemoração do Dia Nacional do Sargento, por ocasião do 126º aniversário da Revolta de 31 de Janeiro de 1891. A AOFA esteve representada pelo seu presidente, Tenente-Coronel António Costa Mota.

 

2017-01-20 - 1ª Reunião do Grupo de Trabalho para Estudo de Questões Socioprofissionais dos Militares da Marinha (GT-EQSMM), que integra a AOFA e restantes APM

Decorreu no dia 20 de janeiro, no Estado-Maior da Armada, a 1ª reunião do GT-EQSMM. A AOFA esteve representada pelo seu presidente, Tenente-Coronel António Costa Mota.

Dando cumprimento a uma determinação do Almirante Silva Ribeiro, Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), foi criado no âmbito da Marinha o Grupo de Trabalho para Estudo de Questões Socioprofissionais dos Militares da Marinha (GT-EQSMM), que, sob presidência do Contra-Almirante Sub-Chefe do Estado-Maior da Armada, integra representantes das três Associações Sócioprofissionais (AOFA, ANS e AP) para além de representantes das Superintendências de Pessoal e das Finanças, bem como do Gabinete do CEMA.

 

2017-01-12 - Sua Exa. o CEMA criou, por Despacho, Grupo de Trabalho que integra a AOFA e restantes APM

Tendo em vista a busca das melhores soluções para os problemas socioprofissionais dos militares da Marinha, Sua Exa. o CEMA deu corpo, em Despacho, à formação de um Grupo de Trabalho (GT) em que será integrada a AOFA, bem como as restantes Associações Profissionais de Militares.

 

2017-01-10 - AOFA coloca ao MDN questões sobre a forma como decorreu o processo das promoções em 2016 e como irão ter lugar as de 2017

O despacho relativo às promoções de 2016 surgiu com oito meses de atraso, sem que, devido às gravosas disposições estatutárias, os oficiais (e restantes militares) promovidos tenham direito a receber retroativos. Daí que, em ofício, a AOFA questione o processo e procure saber o que vai suceder em 2017.

 

2017-01-10 - AOFA pergunta ao MDN que proteção jurídica foi prestada no caso do 127º Curso de Comandos

Face ao disposto no EMFAR sobre o assunto e por sabermos das dificuldades enfrentadas pelos que se encontram envolvidos no processo em disporem dos recursos indispensáveis para se poderem defender, a AOFA perguntou ao MDN o que vai ser feito para concretizar esse direito.

 

2017-01-10 - AOFA emite comunicado a propósito das novas regras para a reforma

As novas regras para a reforma foram estabelecidas sem que, mais uma vez, fosse cumprida a lei que impõe a participação das APM nos Grupos de Trabalho que tratam de matéria do âmbito socioprofissional.

 

2016-12-22 - AOFA lança conta solidária para os Comandos

Vários Militares foram sujeitos a processos, na sequência do ocorrido no 127º Curso de Comandos, quando se encontravam no exercício de funções que lhes tinham sido cometidas.

A AOFA entendeu por bem abrir uma conta solidária para que os nossos camaradas tenham acesso aos meios que permitam a sua defesa.

 

2016-12-22 - AOFA faz o balanço da atividade do MDN

Entendeu por bem a AOFA proceder, em comunicado, ao – mau - balanço, necessariamente sintético, da atividade do MDN durante o ano que já leva na governação.

 

2016-12-08 - AOFA presente na cerimónia anual do "acender das luzes de Natal" no Refúgio Aboim Ascensão

A convite do Diretor do Refúgio Aboim Ascensão, o Coronel Luís Villas Boas, a AOFA esteve uma vez mais presente no momento simbólico do "acender das luzes de Natal", tendo sido representada pelo nosso Presidente, o Tenente-Coronel António Mota, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da República e do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, entre muitas dezenas de Entidades Civis e Militares.

 

2016-12-07 - Associações Profissionais de Militares promovem sessão comemorativa do 15º Aniversário da Lei que consagra o associativismo militar

Decorreu na Assembleia da República (AR), por iniciativa das Associações Profissionais Militares (APM) - AOFA, ANS e AP - a Sessão Evocativa do 15º Aniversário da Lei Orgânica nº 3/2001 de 29 de Agosto, que consagra o Associativismo Militar, com particular realce para as suas competências.

 

2016-12-04 - AOFA presente no XX Congresso do Partido Comunista Português (PCP)

Por iniciativa da Direcção do PCP a AOFA foi convidada a estar presente no XX Congresso que ocorreu na cidade de Almada nos dias 2, 3 e 4 de Dezembro. A AOFA fez-se representar pelo seu Presidente, Tenente-Coronel António Costa Mota.

O XX Congresso do PCP decorreu no Pavilhão de Almada (Feijó) e como vem sendo prática habitual quer do PCP quer de outros Partidos Políticos, a AOFA foi convidada a estar presente quer durante os trabalhos quer na sessão de encerramento.

 

2016-11-21 - AOFA emite comunicado sobre a detenção dos instrutores dos Comandos

A detenção dos instrutores do 127º Curso de Comandos provocou um indisfarçável “mal-estar nas fileiras”, conforme foi – bem! – dito, em título por um jornal de referência.

A AOFA dá conta, em comunicado, da sua posição sobre o assunto.

 

2016-11-17 - AOFA promove 1ª Edição das "Tertúlias da AOFA com Jornalistas"

A 1ª Edição das denominadas "Tertúlias da AOFA com Jornalistas" decorreu no Clube Militar Naval. Estiveram presentes jornalistas de 11 (onze) Órgãos de Comunicação Social (Antena 1, Correio da Manhã, Diário de Notícias, Jornal Expresso, Jornal Económico, Agência LUSA, Observador, RTP, SIC, TSF e TVI) e um número muito significativo de Oficiais do Conselho Nacional, Conselho Deontológico e Assembleia-Geral, num total de 30 (trinta) participantes.

 

2016-11-15 - AOFA emite comunicado a propósito do suplemento de embarque

Noticiaram recentemente os órgãos de comunicação social uma tomada de posição de militares do Navio da República Portuguesa (NRP) Figueira da Foz, durante o cumprimento de uma missão. Relembrando o ocorrido, de uma forma sintética: lado a lado, no desempenho dessa missão, iam esses militares e inspetores do SEF, sendo que estes últimos – e bem! – eram abonados de ajudas de custo por inteiro, enquanto aos militares era apenas concedido o suplemento de embarque, uma insignificância se comparado com aquelas.

A AOFA emite a esse propósito o correspondente comunicado.

 

2016-11-11 - AOFA presente na Cerimónia Comemorativa dos 98º aniversário do Armistício da Grande Guerra, 42º aniversário do fim da Guerra do Ultramar, 95º aniversário da fundação da Liga dos Combatentes e Evocação do Centenário da Grande Guerra

O evento decorreu junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar, em Belém, e a convite do Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-General Chito Rodrigues, a AOFA esteve representada pelo seu Presidente, Tenente-Coronel António Costa Mota

 

2016-11-08 - Sua Excelência o CEMA recebeu a AOFA em audiência

A audiência decorreu durante cerca de duas horas, num ambiente de grande cordialidade e franca abertura recíproca, tendo sido abordados, de forma transversal, mas com o detalhe necessário, os principais problemas que afectam os Militares e particularmente os Oficiais e suas Famílias, bem como um conjunto importante de matérias que visam o reforço das sinergias entre a Marinha e a AOFA, dados os múltiplos objectivos comuns. A delegação da AOFA foi composta pelo Presidente, Tenente-Coronel António Costa Mota (Força Aérea), pelo Secretário-Geral, Capitão-Tenente Diocleciano Branco Batista e pelos Vogais do Conselho Nacional, Coronel João Marquito (Exército) e Capitão-Tenente Nuno Roboredo.

 

@ 2011 - AOFA - Todos os direitos reservados
E-mail: geral@aofa.pt
Av. Bulhão Pato, nº 7 – 1º Andar
2825-846 Trafaria PORTUGAL
Tels: 214417744 - 912500813
Fax: 214406802
Powered by António Chaves - Optimizado para Internet Explorer 8 ou superior e resolução 1024x768.