Notícias

2016-09-10 - AOFA esteve presente na comemoração do Dia Nacional da Praça

A AOFA esteve representada pelo seu Presidente, TCOR António Augusto Proença da Costa Mota.

 

2016-09-08 - AOFA presente na sessão comemorativa do 80º Aniversário da Revolta dos Marinheiros

A sessão decorreu no auditório da Junta de Freguesia do Laranjeiro e contou com a presença do Presidente da AOFA.

 

2016-09-06 - Promoções: AOFA emite comunicado

Foi publicado o Despacho Conjunto dos Ministros das Finanças e da Defesa Nacional nº 10803-A/2016, que autoriza as promoções para o ano de 2016. Depois de uma imediata tomada de posição no mail de cobertura ao Resumo de Imprensa, a AOFA entendeu emitir um comunicado em que dá conta da insatisfação que, sobre esta matéria, reina nas Forças Armadas.

 

2016-08-30 - Face à “vontade de sair” expressa por muitos oficiais, AOFA requer os correspondentes números ao MDN

O EMFAR, posto em vigor com o DL 90/2015, incorporando a clara degradação das condições de carreira para o universo de militares em geral e dos oficiais, em particular, a que se juntaram quer as medidas transitórias nele constantes quer diplomas avulso que regulamentaram alguns dos seus aspetos, agravando-os, criou uma generalizada situação de insatisfação levando a que muitos nossos camaradas venham manifestando a “vontade de sair”. A AOFA entendeu dever conhecer esses números e requereu-os ao MDN, dando conhecimento dessa diligência a todos os Grupos Parlamentares da Assembleia da República.

 

2016-08-26 - Laboratório Militar foi salvo, mas falta fazer o resto

Como vimos dando conta, a AOFA interveio ativamente na divulgação da difícil situação em que se encontrava o Laboratório Militar de Produtos Químicos e Farmacêuticos (LMPQF), junto das entidades responsáveis e outras, dos oficiais das Forças Armadas, da comunicação social. Merece especial realce, nessa divulgação, a nota informativa, que pode ser recordada na notícia de 2016-08-05, da nossa página, que continha dados fidedignos, de uma enorme clareza e. portanto, irrecusáveis (página da AOFA - http://www.aofa.pt ). A intervenção do MDN parece poder ter resolvido a situação, mas o que foi feito não chega para ultrapassar as circunstâncias em que se encontram todas as entidades envolvidas.

 

2016-08-22 - AOFA enviou ao MDN as suas considerações sobre o projeto relativo ao Sistema de Avaliação de Mérito

Correspondendo ao solicitado pelo MDN, a AOFA enviou as considerações que lhe mereceu o projeto de Portaria relativo ao Sistema de Avaliação de Mérito, lembrando, entretanto, o continuado desrespeito pelo estabelecido na Lei Orgânica nº 3/2001, de 29 de Agosto, que consagra, para além do regime de audição, a integração das Associações Profissionais de Militares nos Grupos de Trabalho que tratam de matéria do foro socioprofissional.

 

2016-08-22 - AOFA requer que MDN informe sobre a veracidade das notícias que davam conta de alterações às pensões de reforma dos militares

Face à falta de um esclarecimento concludente por parte do MDN das notícias relativas à alteração das condições de reforma dos militares, a AOFA entendeu dever requerer o esclarecimento cabal desta questão, que, nomeadamente, vem acrescentando uma enorme insegurança à necessidade de vários militares em final de carreira fazerem as suas opções face às disposições transitórias do DL que pôs em vigor o EMFAR.

 

2016-08-05 - AOFA dá a conhecer uma nota informativa sobre a asfixia financeira a que se encontra sujeito o LMPQF

A difícil situação em que se encontra o Laboratório Militar de Produtos Químicos e Farmacêuticos tem vindo a ser acompanhada pela AOFA de muito perto.

Na sequência de diligências já efetuadas a AOFA remeteu a diversas entidades (Presidência da República/Casa Militar, Assembleia da República/todos os Grupos Parlamentares, MDN, Gabinetes dos CEM’s) uma nota informativa sobre a difícil situação que vive o Laboratório Militar. O mail em causa já foi enviado aos 6.500 oficiais nossos habituais destinatários, bem como aos órgãos de comunicação social.

 

2016-07-29 - Notícias sobre alteração ao cálculo das pensões de reforma originam tomada de posição da AOFA

Notícias surgidas na comunicação social, que davam conta de alterações ao cálculo das pensões de reforma dos militares, associadas ao surgimento de um designado projeto de Decreto-Lei atribuído à Ministra da Administração Interna, degradando ainda mais as condições hoje existentes, determinaram a necessidade de a AOFA tomar posição em comunicado.

 

2016-07-21 - Assembleia-Geral da AOFA aprova as nossas contas

Teve lugar no Hotel Mundial, em Lisboa a Assembleia-Geral da AOFA, presidida pelo TGEN Formeiro Monteiro, na qual foram aprovadas as respetivas contas.

 

2016-07-21 - AOFA pronuncia-se junto do MDN sobre a chamada “carreira horizontal”

Tendo em vista o cumprimento formal do regime de audição, mas tendo sido esquecida anteriormente a nossa participação no Grupo de Trabalho que tratou esta matéria, um e a outra estabelecidos na Lei Orgânica nº 3/2001, de 29 de Agosto, foi-nos enviado pelo MDN um projeto de Decreto-Lei que visa regulamentar aquilo que é designado por “carreira horizontal”. A AOFA respondeu e deu conhecimento quer do projeto quer da apreciação por si efetuada à Casa Militar do Presidente da República, aos Grupos Parlamentares da Assembleia da República e aos Chefes Militares.

 

2016-07-16 - AOFA presente nas cerimónias fúnebres de homenagem aos militares falecidos no acidente com o avião C-130

No dia 11 de Julho, na BA6, Montijo, perderam a vida num brutal acidente com um avião C-130 três nossos infortunados camaradas: o TCOR Castro, o CAP Saramago e o SAJ Novais. A AOFA, na pessoa do seu Presidente, esteve presente quer no velório, que teve lugar a 15 de Julho na Igreja da Força Aérea, colocando coroas de flores nas urnas dos nossos camaradas, quer na Missa, realizada nos Jerónimos a 16 de Julho e que o Presidente da República honrou com a sua presença.

 

2016-07-08 - A AOFA foi recebida em audiência por Sua Exa. o Chefe do Estado-Maior do Exército

Na sequência do pedido de audiência, a AOFA foi recebida por Sua Exa. o CEME, GEN Rovisco Duarte. A nossa delegação integrou: Presidente, TCOR Costa Mota; Secretário-Geral, CTEN TSN Branco Baptista; Vogal do Conselho Nacional, MAJ TM Mónica Anjos; Vogal do Conselho Nacional, CAP PILAV João Teixeira.

 

2016-07-07 - AOFA envia as prioridades relativas ao EMFAR para os Grupos Parlamentares da Assembleia da República

Durante o mês de Maio, a AOFA entregou formalmente à maioria dos Grupos Parlamentares as suas propostas de alteração ao EMFAR, que culminaram um exaustivo processo de análise, a que se seguiu a colocação desse trabalho à disposição dos Oficiais para comentários (que, aliás, tiveram lugar e permitiram enriquecer o documento). A pedido de alguns desse Grupos Parlamentares fizemos uma abordagem a questões que, sem esquecer a globalidade das nossas propostas, consubstanciassem as alterações a considerar mais rapidamente.

 

2016-07-01 - A convite de Sua Exa. o CEMFA, o Presidente da AOFA esteve presente no 64º Aniversário da Forças Aérea

A convite de Sua Exa. o CEMFA, o Presidente da AOFA, Tenente-Coronel Costa Mota, esteve presente na Cerimónia Militar comemorativa do 64º Aniversário da Força Aérea.

 

2016-06-25 - A AOFA na comemoração do 29º Aniversário da ASMIR

O COR Mira Dias, Vogal do Conselho Nacional, representou a AOFA no almoço comemorativo do 29º aniversário da ASMIR, que se realizou no dia 25JUN2016 no Entroncamento.

 

2016-06-23 - AOFA Presente na Conferência “A Cimeira da NATO em Varsóvia e o novo ambiente de Segurança Internacional”

Aconvite do Presidente da Comissão de Defesa Nacional, a AOFA, representada pelo Vogal do Conselho Nacional, COR Mira Dias, esteve presente na conferência sobre a próxima Cimeira da NATO em Varsóvia e o novo ambiente de Segurança Internacional.

 

2016-06-23 - AOFA manifesta solidariedade às Praças devido a não haver promoções ao posto de Cabo-Mor

O Estatuto dos Militares das Forças Armadas (EMFAR), posto em vigor com o DL 90/2015, de 29 de Maio, trouxe muitas e gravosas novas medidas, mas apresentou uma novidade proclamada como o reconhecimento do papel que as Praças desempenham na Instituição Militar: a promoção a Cabo-Mor.

Passaram 13 meses e, a pretexto de uma regulamentação complementar que se encontrará por fazer, ainda não teve lugar uma única promoção.

Por ser de Justiça, por ser um indesmentível sinal de camaradagem e solidariedade, mas também porque, na AOFA, o Dever de Tutela não é esquecido, resolvemos tomar posição sobre o assunto.

 

2016-06-18 - AOFA presente na Romagem ao túmulo do Comendador José Barata

José Barata integrou a Revolta dos Marinheiros de 8 de Setembro de 1936, contra o regime, esteve preso vários anos na colónia penal do Tarrafal (Cabo Verde) e foi reabilitado depois de 25 de Abril de 1974, sendo agraciado com o grau de Comendador da Ordem da Liberdade. A Associação de Praças perpetua, muito justamente, a sua memória, e promoveu uma romagem ao seu túmulo, a que se associaram as Associações Profissionais de Militares, Clubes de Sargentos e de Praças da Armada e outras organizações. A AOFA foi representada pelo Vogal do Conselho Nacional, Coronel Tasso de Figueiredo.

 

2016-06-16 - A AOFA foi recebida, no Palácio de Belém, pelo Chefe da Casa Militar de Sua Exa. o Presidente da República

Na sequência do pedido de audiência a Sua Exa. o PR e para que pudesse ser dada celeridade à transmissão de informação que julgamos essencial para a função de Comandante Supremo das Forças Armadas que lhe está cometida por inerência, a AOFA foi recebida pelo TGEN Carvalho Cordeiro, Chefe da Casa Militar. A nossa delegação integrou: Presidente, TCOR Costa Mota; Secretária, MAJ ADMIL Margarida Santos; Vogal do Conselho Nacional, MAJ TM Mónica Anjos; Vogal do Conselho Nacional, CAP PILAV Miguel Gaspar.

 

@ 2011 - AOFA - Todos os direitos reservados
E-mail: geral@aofa.pt
Rua Infanta D. Isabel 27 C
2780-064 OEIRAS PORTUGAL
Tels: 214417744 - 912500813
Fax: 214406802
Powered by António Chaves - Optimizado para Internet Explorer 8 ou superior e resolução 1024x768.