Notícias

2011-05-28 - AOFA vai estar no Facebook.

Colocação da AOFA na Facebook.

 

2011-05-28 - AOFA presente no 17º Convívio dos Ex-Combatentes de Vila do Conde.

AOFA, participou nas cerimónias que assinalaram o 17.º Convívio de Ex-Combatentes do Ultramar do concelho de Vila do Conde, que decorreu na freguesia de Guilhabreu do mesmo concelho.

 

2011-05-27 - CEMGFA recebe a AOFA em audiência.

Apresentação de cumprimentos a Sua Exa. o CEMGFA.

 

2011-05-21 - AOFA envia memorando aos Partidos com assento parlamentar

Como vem sendo tradicional nos períodos que antecedem as eleições legislativas, a AOFA enviou aos Partidos com assento parlamentar um memorando sobre algumas das matérias que gostaria de ver contempladas nos programas dos Partidos e do Governo.

 

2011-05-20 - Redução de remunerações e suplementos - APM divulgam, em comunicado, interposição de acções administrativas

No período que decorreu entre 28 de Abril e 19 de Maio, a AOFA, a ANS e a AP, interpuseram nos Tribunais Administrativos e Fiscais de Lisboa, Almada e Sintra, acções administrativas contra a medida de redução das remunerações e suplementos dos militares que se encontram nas situações de activo e de reserva. Devido ao facto de, contrariamente ao que as APM vêm defendendo há anos, a lei não contemplar a capacidade de estas poderem representar os interesses colectivos no foro judicial, três elementos de cada uma das associações deram corpo aos processos necessários para que, em caso de decisões favoráveis, a jurisprudência daí resultante determine a reposição de direitos a todos os militares.

 

2011-05-20 - APM pedem audiências aos Partidos com assento parlamentar

Tendo em vista um mais cabal esclarecimento dos seus associados, antes das eleições de 5 de Junho próximo, sobre as consequências de novas medidas de austeridade, a que se juntam as que decorreram dos vários PEC e do Orçamento de Estado de 2011, bem como, não só o que pensam fazer para minorar as dificuldades daí resultantes, como também darem uma ideia do prazo em que pensam restabelecer a normalidade, nomeadamente se forem Governo, as APM, em ofício, pediram audiências aos Partidos Políticos com assento parlamentar.

 

2011-05-19 - APM reúnem na sequência do Encontro de Militares de 12 de Maio

Na sede da ANS teve lugar uma reunião das três APM (AOFA, ANS e AP) destinada a fazer o balanço do Encontro de Militares de 12 de Maio, em que a acção das respectivas direcções mereceu a concordância dos presentes que as incentivaram a prosseguir com as diligências e iniciativas indispensáveis ao reconhecimento de facto da dignidade que deve ser conferida à condição militar. Representaram a AOFA, o Presidente, COR Pereira Cracel, o Secretário-Geral, TCOR Quintela Leitão e o Vogal do CN e membro do Secretariado, COR Tasso de Figueiredo.

 

2011-05-19 - DGPRM/MDN recebe AOFA em reunião destinada a fazer os pontos de situação da aplicação de diplomas

Do antecedente, vinham tendo lugar, por despacho de Sua Exa. o Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar (SEDNAM) reuniões do Director-Geral do Pessoal e Recrutamento Militar do MDN (DGPRM/MDN) com as APM, destinadas a fazer “os pontos de situação relativos à implementação da legislação decorrente dos novos regimes de vinculação, carreiras e remunerações dos trabalhadores que exercem funções públicas”, conforme veio constando da respectiva convocatória. Nesta reunião, estiveram presentes, pela AOFA, os Presidente (COR Pereira Cracel), Vice-Presidente (CTEN Rodrigues Marques) e Secretário-Geral (TCOR Quintela Leitão), bem como o DGPRM (Dr. Alberto Coelho) e alguns assessores.

 

2011-05-18 - ADFA comemora o 37º aniversário e assinala, em Sessão Solene, o 50º aniversário da Guerra

Em cerimónia, que teve como convidado de honra o ex-Presidente da República Dr. Mário Soares e em que participou Sua Exa. o Ministro da Defesa Nacional, a Associação de Deficientes das Forças Armadas comemorou o seu 37º aniversário e, simultaneamente, em Sessão Solene Evocativa, assinalou o 50º aniversário do início da Guerra.

 

2011-05-17 - Tertúlia “Fim do Império” na Livraria-Galeria Verney, em Oeiras

Com “Olhares sobre Angola” terminou o 5º Ciclo da Tertúlia “Fim do Império”, uma feliz iniciativa do Núcleo de Oeiras e Cascais da Liga dos Combatentes, que recebeu o alto patrocínio do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras e do Presidente da Liga dos Combatentes e o inestimável apoio da Livraria-Galeria Verney, que vem desenvolvendo uma obra notável no concelho, tendo sempre presente a manutenção das memórias que a todos nós dizem respeito.

 

2011-05-14 - COR David Martelo reflecte sobre as Forças Armadas

Dado o seu interesse, divulgamos uma interessante reflexão do COR David Martelo, aproveitando um valioso “Inquérito à População Portuguesa sobre Defesa e Forças Armadas”, produzido em 2009 pelo CIES (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia) do ISCTE (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa).

 

2011-05-12 - APM exigem respeito e consideração pelos Militares e recebem solidariedade dos Combatentes

Na Casa do Alentejo, em Lisboa, com a presença de perto de trezentos Militares, teve lugar um importante Encontro, em que todos os que entenderam fazê-lo puderam exprimir a sua opinião sobre o momento que se vive não só nas Forças Armadas, mas também no País.

 

2011-05-11 - Encontro de Militares – 12 de Maio – 18H00 - Casa do Alentejo – Lisboa – O que nem sempre é transmitido à opinião pública

Foi enviada uma nota à comunicação social, onde é apresentada uma breve síntese sobre as razões que levaram as Associações Profissionais de Militares (APM) a promover tão importante como clarificador Encontro.

 

2011-05-09 - Chefe da Casa Militar de Sua Exa. o Presidente da República dá a conhecer às Associações o Programa do 10 de Junho

Em reunião que teve lugar na sede da Liga dos Combatentes, o TGEN Carvalho dos Reis, Chefe da Casa Militar de Sua Exa. o Presidente da República, deu a conhecer às APM e às associações de Combatentes os aspectos que se prendem com a participação destes últimos nas cerimónias do próximo dia 10 de Junho, nomeadamente no que ao Desfile diz respeito.

 

2011-05-06 - Debate promovido pelas APM/12 de Maio de 2011/18H00/Casa do Alentejo - Esclarecimento

Tendo surgido algumas dúvidas sobre a forma como os militares são convidados a comparecer no Debate do próximo dia 12 ( "Portugueses cidadãos em uniforme") esclarece-se que a designação utilizada corresponde não a um apelo para que os camaradas compareçam fardados, mas sim à ideia de que, antes de mais, os Oficiais, os Sargentos e as Praças, são cidadãos, obviamente que sujeitos, para os que se encontram em serviço efectivo (os restantes não têm esse tipo de limitações), à restrição de alguns direitos "na estrita medida das suas funções próprias", conforme o artigo 270º da Constituição da República Portuguesa.

 

2011-05-04 - AOFA presente em Seminário do CID do Exército

A convite do Comando de Instrução e Doutrina do Exército a AOFA fez-se representar no Seminário “Desafios da Formação”, pelo COR INF Jara Franco, vogal do Conselho Nacional e membro do Secretariado.

 

2011-05-03 - Posse dos novos Órgãos Sociais da AOFA

Num dos salões do IASFA, por sinal repleto, localizado no belíssimo edifício da antiga Cooperativa Militar, teve lugar a cerimónia da tomada de posse dos novos Órgãos Sociais da AOFA, eleitos no passado dia 15 de Abril. Num claro sinal do respeito que a AOFA merece, fizeram-se representar: Sua Exa. o Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar; Suas Exas. os CEMGFA, CEMA, CEME e CEMFA; o Presidente do IASFA; o Presidente da Liga dos Combatentes; o Chefe da Casa Militar de Sua Exa. o Presidente da República; o Director do CASOeiras. Presentes, também, representantes do Presidente do CDS-PP e do Secretário-Geral do PCP, bem como da CGTP, da UGT e do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público. O Juiz Conselheiro do STJ, Dr. Bernardo Colaço, apoiante e colaborador, desde sempre do movimento associativo militar, marcou igualmente presença, tendo merecido uma referência especial.

 

2011-05-03 - AOFA move acção em Tribunal contra a redução das remunerações

Em 28 de Abril passado foi entregue no Tribunal Administrativo e Fiscal de Almada uma “acção administrativa especial” contra a redução de remunerações dos oficiais das Forças Armadas. Porque a lei não reconhece às Associações Profissionais de Militares (APM) a capacidade de representação dos interesses colectivos no foro judicial, foi necessário que três camaradas protagonizassem a acção, de forma a que, se houver decisões favoráveis, estas façam jurisprudência e tenham força obrigatória.

 

2011-05-02 - APM promovem um Debate em 12 de Maio/18H00/Casa do Alentejo

Em reunião que teve lugar na nossa sede, a AOFA, ANS e AP, promoveram os últimos acertos no formato do Debate que vai ter lugar no próximo dia 12 de Maio, quinta-feira, a partir das 18H00, na Casa do Alentejo, aos Restauradores, em Lisboa. Pela AOFA estiveram presentes o Presidente eleito, COR Manuel Cracel, o Secretário-Geral, CMG Sequeira Alves, e o Secretário, COR Tasso de Figueiredo.

 

2011-04-30 - CPA comemora o 25 de Abril

O Clube de Praças da Armada comemorou o 25 de Abril com um almoço que teve lugar na sua sede social, na Cova da Piedade. Convidada, a AOFA fez-se representar pelo Secretário-Geral, CMG Sequeira Alves.

 

@ 2011 - AOFA - Todos os direitos reservados
E-mail: geral@aofa.pt
Av. Bulhão Pato, nº 7 – 1º Andar
2825-846 Trafaria PORTUGAL
Tels: 214417744 - 912500813
Fax: 214406802
Powered by António Chaves - Optimizado para Internet Explorer 8 ou superior e resolução 1024x768.