Notícias

2011-01-27 - A AOFA coloca ao MDN a questão do desrespeito pelo Bilhete de Identidade Militar (Ofício)

Face às dificuldades que os militares vêm tendo na aceitação do BI Militar como meio legítimo de identificação (EMFAR, republicado com o Decreto-Lei nº 197-A/2003, de 30 de Agosto), nomeadamente junto dos Tribunais e dos Governos Civis, a AOFA oficiou o MDN, com conhecimento às Chefias dos Estados-Maiores, expondo o problema e solicitando a necessária solução.

 

2011-01-19 - Eleições na Associação dos Militares na Reserva e Reforma (ASMIR)

Realizaram-se nesta data as eleições para os novos Órgãos Sociais da ASMIR. À nova direcção, eleita com 666 dos 697 votos entrados, a AOFA formula votos de êxito nos objectivos a que se propôs.

 

2011-01-13 - Assembleia-Geral da AOFA

Teve lugar nesta data uma AG para “apreciação da situação decorrente do prolongamento do mandato dos órgãos sociais da AOFA” (decorrente da ausência de listas concorrentes às eleições que tinham sido marcadas para 2010MAI29), nomeadamente, no que diz respeito às competências da direcção em exercício de funções, bem como da linha de orientação que conduza à realização de eleições dentro de um prazo curto. Embora com a presença de um número pouco expressivo de associados, a AG decorreu de uma forma muito participada e reconheceu, por unanimidade, que a direcção em exercício devia prosseguir a sua actividade na plenitude de competências que se encontram estatutariamente definidas.

 

2011-01-09 - Posição da AOFA sobre as promoções ocorridas em 2010 (Comunicado)

Face aos ataques velados desferidos contra as promoções dos militares ocorridas em 2010, a AOFA fez sair um comunicado que, no essencial, defende a legalidade das mesmas, saúda o facto de terem sido aproveitadas algumas das suas sugestões para minimizar alguns dos problemas existentes e defende a necessidade da tutela não perder de vista a indispensabilidade de serem ultrapassadas as dificuldades verificadas nos fluxos de carreira, bem como eliminadas as sequelas da evolução desigual verificada nalguns Quadros Especiais.

 

2010-12-29 - Suplemento de missão constitui excepção aos cortes (Nota informativa)

Recordando o papel que desempenhou nessa questão, a AOFA dá conta de que o suplemento de missão foi excepcionado dos cortes que fazem parte das medidas de austeridade resultantes do OE/2011, viabilizadas pelo acordo entre o PS e o PSD.

 

2010-12-22 - Carta aos sócios

Nesta data, procurando colmatar as dificuldades em comunicar com todo o universo de associados da AOFA, o Presidente em exercício dirigiu uma carta aos sócios, sintetizando a actividade desenvolvida pela direcção desde que se encontra em funções.

 

2010-12-20 - Regime de contrato especial (Comunicado)

A AOFA insurge-se com o facto de o Governo só ter aprovado o RCE para algumas especialidades (DL 130/2010, de 14 de Dezembro), não proporcionando uma maior permanência nas fileiras nas restantes, não avançando com a alteração da Lei nº 174/99, de 21 de Setembro ou com a aprovação do proposto pela AOFA que tal permitiria, pondo em causa não só a poupança de recursos e um melhor aproveitamento de pessoal experiente, como também as expectativas desses militares, em especial dos oficiais.

 

2010-12-20 - Ex-combatentes sem abrigo (Notícia da Lusa)

Na sequência lógica da importância que a AOFA confere ao reconhecimento que deve ser assegurado aos ex-combatentes, o Presidente em exercício da AOFA acompanhou dirigentes da Associação Nacional dos Combatentes do Ultramar Português numa visita a dois desses ex-militares, na situação de sem abrigo, procurando ajudar a resolver esse problema

 

2010-11-22 - Medidas de austeridade – Rede solidária (Comunicado)

Tecendo críticas às medidas de austeridade, a AOFA avança com a proposta da criação de uma rede solidária, destinada a detectar os militares em dificuldades e encaminhá-los para as entidades vocacionadas para resolver esse tipo de situações.

 

2010-11-18 - Audiência com o Grupo Parlamentar do PS sobre o Orçamento do Estado para 2011

Em ofícios de 10 de Novembro, a AOFA solicitou audiências aos Grupos Parlamentares do PS e do PSD, porque subscritores do acordo que levará à aprovação do OE/2011, visando debater propostas da associação que, pelo menos minimizassem as medidas constantes na proposta de lei, dando-se especial relevo, entre outras, à inaceitável prevista redução do suplemento de missão para as Forças nacionais Destacadas.

 

2010-11-17 - Preço do alojamento nas Messes militares (Ofício para Sua Exa. o CEME)

A AOFA evidenciou a sua preocupação com o facto de constar irem ser aumentados os preços do alojamento para os familiares dos oficiais deslocados que os acompanhem nessa situação.

 

2010-11-17 - Medidas de austeridade (Ofícios para Chefias dos Ramos)

A AOFA mostrou disponibilidade para fazer parte do processo de detecção e encaminhamento das situações dos militares que venham a passar dificuldades devido às medidas de austeridade, nomeadamente através da criação de uma rede solidária

 

2010-11-10 - Medidas de austeridade (Ofício para Bispo Forças Armadas e de Segurança)

A AOFA mostrou disponibilidade para fazer parte do processo de detecção e encaminhamento das situações dos militares que venham a passar dificuldades devido às medidas de austeridade, nomeadamente através da criação de uma rede solidária. Para além de um simpático cartão de D. Januário Torgal Ferreira, a proposta mereceu um contacto com um adjunto de Sua Eminência Reverendíssima.

 

2010-11-10 - A AOFA pede audiências aos Grupos Parlamentares do PS e do PSD para debater questões relacionadas com o OE/2011 (Ofício)

Começando por lamentar a situação a que se chegou, obrigando os portugueses a pesados sacrifícios, a AOFA solicitou audiências aos GP do PS e do PSD, porque subscritores do acordo que vai viabilizar o OE/2011, a fim de tentar minimizar os efeitos mais gravosos das medidas de austeridade nele previstas.

 

2010-11-06 - Conferência de Imprensa das ANS, AOFA e AP (Comunicado conjunto)

Numa altura em que reputados cidadãos consideram que a Independência Nacional se encontra em risco face aos graves problemas económico-financeiros que o País atravessa, as Associações Profissionais de Militares (APM), simbolicamente, deram uma Conferência de Imprensa conjunta na Praça dos Restauradores, dando conta das suas preocupações.

 

2010-11-02 - Missa em memória dos mortos da Força Aérea

A AOFA, convidada por Sua Exa. o CEMFA, fez-se representar pelo Secretário.

 

2010-11-02 - Orçamento do Estado para 2011 (Comunicado)

Colocando a tónica na degradação do estatuto da condição militar que se vem verificando há anos, a AOFA evidencia a efectiva regressão que, com este OE, vão sofrer as carreiras, o regime remuneratório, a reforma e a assistência social, regressão que reconhece está a ter lugar num quadro em que os restantes cidadãos vêem atacadas fortemente as suas condições de vida.

 

2010-10-29 - Regime de Contrato Especial (Comunicado)

A AOFA recorda as propostas que apresentou sobre a matéria, que, no essencial, permitiriam um aproveitamento dos militares em RCE prolongado no tempo, com economia de recursos e maior grau de eficácia, condenando o facto desse regime ir ser aplicável apenas a pilotos, médicos e capelães

 

2010-10-27 - Orçamento do Estado atira para o desemprego 3.000 jovens militares em regime de contrato (Comunicado)

A AOFA tece críticas a esta medida, considerando que, para além de poder pôr em causa a operacionalidade das Forças Armadas, vai defraudar legítimas expectativas dos atingidos, o que terá reflexos em futuras operações de recrutamento.

 

2010-10-26 - Audiência com Sua Exa. o CEME

A audiência, convocada por Sua Exa. o CEME, decorreu de um modo muito gratificante, tendo sido passadas em revista as grandes preocupações da AOFA.

 

@ 2011 - AOFA - Todos os direitos reservados
E-mail: geral@aofa.pt
Av. Bulhão Pato, nº 7 – 1º Andar
2825-846 Trafaria PORTUGAL
Tels: 214417744 - 912500813
Fax: 214406802
Powered by António Chaves - Optimizado para Internet Explorer 8 ou superior e resolução 1024x768.