Notícias

2016-11-02 - AOFA na cerimónia do dia de finados promovida pela Liga dos Combatentes em homenagem aos Militares falecidos

A convite da Liga dos Combatentes a AOFA, através do seu Presidente, Tenente-Coronel António Costa Mota, esteve representada na cerimónia de homenagem aos Militares falecidos, ocorrida no cemitério do A-lto de S.João, em Lisboa.

 

2016-10-24 - Sua Excelência o CEMFA recebeu a AOFA em audiência

A audiência decorreu durante cerca de duas horas e meia, num ambiente de grande cordialidade e franca abertura recíproca, tendo sido abordados, de forma transversal, mas com o detalhe necessário, os principais problemas que afectam os Militares e particularmente os Oficiais e suas Famílias, bem como um conjunto importante de matérias que visam o reforço das sinergias entre a Força Aérea e a AOFA, dados os múltiplos objectivos comuns. A delegação da AOFA foi composta pelo Presidente, Tenente-Coronel António Costa Mota e pelos Vogais do Conselho Nacional, Coronel João Marquito (Exército), Capitão-de-Fragata Calheiros Aguiar (Marinha) e Capitão João Teixeira (Força Aérea).

 

2016-10-23 - AOFA presente nas comemorações oficiais do Dia do Exército

A convite de Sua Excelência o Chefe do Estado-Maior do Exército, a AOFA esteve uma vez mais representada nas comemorações oficiais do Dia do Exército, que decorreram em Elvas. A representação da AOFA foi assegurada pelo Presidente do Conselho Nacional, Tenente-Coronel António Costa Mota.

 

2016-10-21 - AOFA participou no 5º Congresso e 114º Presidium da Euromil realizado em 20 e 21 de outubro de 2016 em Bruxelas

Nos dias 20 e 21 de outubro realizou-se em Bruxelas o 5º Congresso e o 114º Presidium da Euromil, estando a AOFA, enquanto membro efetivo, representada pelo Coronel Paula Campos e pelo Capitão-de-Fragata Rodrigues Marques, ambos Vogais do Conselho Nacional e Membros do Secretariado. O encontro decorreu com a participação de 80 delegados de 24 organizações representativas dos militares europeus.

 

2016-10-20 - Conferência "Funções Soberanas do Estado - Em nome do Povo, respeito pela Constituição".

A AOFA integrou a Comissão Organizadora da Conferência que reuniu, pela primeira vez em Portugal, um vasto conjunto de Associações e Sindicatos representativos dos Servidores do Estado nas múltiplas valências das Funções Soberanas num Estado de Direito Democrático.

 

2016-10-18 - AOFA presente nos VIII Encontros da Revista Militar

A convite da Direcção da Revista Militar, a AOFA esteve presente, através do seu Presidente, Tenente-Coronel António Costa Mota, nos VIII Encontros da Revista Militar que decorreram em Lisboa (Reitoria da Universidade de Lisboa). O tema "Relações Estratégicas da União Europeia" foi o mote para um dia de profunda reflexão e debate, baseado num conjunto de palestras de elevada qualidade.

 

2016-10-15 - AOFA presente no 35º Almoço-Convívio Nacional dos Antigos Combatentes da Guiné

A AOFA foi representada pelo Vogal do Conselho Nacional TCOR Pinto Janeiro. Como convidado especial, face às relações que vem mantendo com a área dos Ex-Combatentes, esteve também presente o nosso ex-Presidente, COR Jara Franco.

 

2016-10-05 - Presidente da AOFA presente na inauguração da Placa Toponímica Rotunda "Capitão de Abril Vítor Alves"

A convite do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, o Presidente da AOFA, Tenente-Coronel António Costa Mota, esteve presente na inauguração da Placa Toponímica "Capitão de Abril Vítor Alves".

 

2016-10-04 - AOFA coloca ao MDN questões relacionadas com a assistência sanitária aos militares na Cooperação Técnico-Militar, das Forças Nacionais Destacadas ou Elementos Nacionais Destacados

Na sequência de assuntos já colocados ao MDN, a AOFA prosseguiu esse caminho, neste caso requerendo que fossem esclarecidas questões relacionadas com a assistência sanitária dos militares que se encontram na Cooperação Técnico-Militar e nas Forças nacionais Destacadas (ou como Elementos Nacionais Destacados), tendo em conta, nomeadamente, o disposto no Despacho do anterior MDN que estabelece o que é a Saúde Operacional. Como habitualmente, esta iniciativa foi divulgada pelos Grupos Parlamentares da AR, órgãos de comunicação social, oficiais das Forças Armadas, restantes Associações Profissionais de Militares e Organizações de Ex-Combatentes.

 

2016-09-26 - AOFA envia ao MDN resposta sobre o projeto de Decreto-Lei relativo à aposentação/reforma dos militares

Correspondendo ao solicitado, a AOFA enviou ao MDN a sua apreciação, crítica como merecido, ao projeto de Decreto-Lei que estabelece as regras para a aposentação/reforma dos militares. O projeto e a nossa resposta (formalmente remtida para o MDN, PR, PM e CEM’s) foram enviados a: Assembleia da República (todos os Grupos Parlamentares), Oficiais das Forças Armadas, restantes Associações Profissionais de Militares, Organizações de Ex-Combatentes, Órgãos de Comunicação Social.

 

2016-09-22 - Promoções: AOFA coloca questões ao MDN

Como vem sendo habitual, infelizmente, o Despacho que autoriza as Chefias Militares a dar corpo a promoções – de que as Forças Armadas necessitam para assegurar adequadamente a resposta da sua estrutura, fortemente hierarquizada – foi publicado já no último terço do ano, com as gravosas consequências daí decorrentes. Depois de ter emitido um comunicado, criticando com dureza o que vem acontecendo, chegou a altura de reforçar, com perguntas ao MDN, as questões que então colocámos.

 

2016-09-21 - Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda recebe a AOFA em audiência

Correspondendo ao por nós solicitado, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda recebeu a AOFA em audiência. Representaram a AOFA o Secretário-Geral, CTEN Branco Baptista e o Vogal do Conselho Nacional e membro do Secretariado, CFR Rodrigues Marques.

 

2016-09-19 - Associações Profissionais de Militares emitem comunicado a propósito das alterações ao sistema de reformas

Depois de versões clandestinas do diploma terem chegado às APM e de alguns tímidos desmentidos do poder, chegou finalmente o projeto de decreto-lei que intenta proceder a alterações ao sistema de reformas dos militares, já depois de aprovado em Conselho de Ministros, o que diz tudo sobre o que pretendem que vá acontecer. As APM emitiram, por isso, um comunicado conjunto, muito crítico, já enviado aos nossos destinatários habituais: Presidência da República (Casa Militar); Assembleia da República (todos os Grupos Parlamentares); Primeiro-Ministro; Ministro da Defesa Nacional; Chefes Militares; Organizações de Ex-Combatentes; Oficiais das Forças Armadas; Órgãos de Comunicação Social.

 

2016-09-16 - Presidente da AOFA presente na inauguração da Placa Toponímica Rotunda Almirante Pinheiro de Azevedo

A convite do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, o Presidente da AOFA esteve presente na inauguração da Placa Toponímica Almirante Pinheiro de Azevedo.

 

2016-09-15 - Sua Exa. o CEMGFA recebeu a AOFA em audiência

A audiência fora solicitada pela AOFA e fizeram parte da nossa delegação: Presidente, Tenente-Coronel Costa Mota, e Vogais do Conselho Nacional, Coronel Jesus Marquito, Capitão-de-Fragata Calheiros Aguiar e Major Paulo Cruz.

 

2016-09-10 - AOFA esteve presente na comemoração do Dia Nacional da Praça

A AOFA esteve representada pelo seu Presidente, TCOR António Augusto Proença da Costa Mota.

 

2016-09-08 - AOFA presente na sessão comemorativa do 80º Aniversário da Revolta dos Marinheiros

A sessão decorreu no auditório da Junta de Freguesia do Laranjeiro e contou com a presença do Presidente da AOFA.

 

2016-09-06 - Promoções: AOFA emite comunicado

Foi publicado o Despacho Conjunto dos Ministros das Finanças e da Defesa Nacional nº 10803-A/2016, que autoriza as promoções para o ano de 2016. Depois de uma imediata tomada de posição no mail de cobertura ao Resumo de Imprensa, a AOFA entendeu emitir um comunicado em que dá conta da insatisfação que, sobre esta matéria, reina nas Forças Armadas.

 

2016-08-30 - Face à “vontade de sair” expressa por muitos oficiais, AOFA requer os correspondentes números ao MDN

O EMFAR, posto em vigor com o DL 90/2015, incorporando a clara degradação das condições de carreira para o universo de militares em geral e dos oficiais, em particular, a que se juntaram quer as medidas transitórias nele constantes quer diplomas avulso que regulamentaram alguns dos seus aspetos, agravando-os, criou uma generalizada situação de insatisfação levando a que muitos nossos camaradas venham manifestando a “vontade de sair”. A AOFA entendeu dever conhecer esses números e requereu-os ao MDN, dando conhecimento dessa diligência a todos os Grupos Parlamentares da Assembleia da República.

 

2016-08-26 - Laboratório Militar foi salvo, mas falta fazer o resto

Como vimos dando conta, a AOFA interveio ativamente na divulgação da difícil situação em que se encontrava o Laboratório Militar de Produtos Químicos e Farmacêuticos (LMPQF), junto das entidades responsáveis e outras, dos oficiais das Forças Armadas, da comunicação social. Merece especial realce, nessa divulgação, a nota informativa, que pode ser recordada na notícia de 2016-08-05, da nossa página, que continha dados fidedignos, de uma enorme clareza e. portanto, irrecusáveis (página da AOFA - http://www.aofa.pt ). A intervenção do MDN parece poder ter resolvido a situação, mas o que foi feito não chega para ultrapassar as circunstâncias em que se encontram todas as entidades envolvidas.

 

@ 2011 - AOFA - Todos os direitos reservados
E-mail: geral@aofa.pt
Av. Bulhão Pato, nº 7 – 1º Andar
2825-846 Trafaria PORTUGAL
Tels: 214417744 - 912500813
Fax: 214406802
Powered by António Chaves - Optimizado para Internet Explorer 8 ou superior e resolução 1024x768.