A AOFA esteve representada nas Comemorações do 25 de Abril em Santarém, homenagem a Salgueiro Maia

A cerimónia, contou com a presença do executivo municipal, entidades publicas e oficiais e as mais altas individualidades do município, autarcas, deputados municipais, representantes da PSP, da GNR e do Exercito (Entroncamento), e alguns militares de abril. Natércia Maia, viúva de Salgueiro Maia, também este presente acompanhada de uma das netas.

As crianças do agrupamento de escolas de Santarém (Escola do Mergulhão) abrilhantaram o inicio da homenagem com a leitura de um texto e um poema alusivos ao 25 de abril e a Salgueiro Maia, afirmando a sua compreensão do que é hoje a representação dos valores que abril, pela mão de Salgueiro Maia, trouxe á vida em Portugal.

O Presidente da Camara Municipal de Santarém, Dr. Ricardo Gonçalves, no seu discurso enalteceu a memória de Salgueiro Maia e a importância sem precedentes das conquistas de abril para a criação do país democrático que Portugal é hoje, terminando com um desejo “que o exemplo de Salgueiro Maia seja inspirador ao mundo que aí vem”.

No final o Presidente da CMS, o Presidente da Assembleia Municipal e a Dra. Natércia Maia depositaram uma coroa de flores aos pés da estátua de Salgueiro Maia, seguida da qual o representante da AOFA acompanhado pela Dra. Natércia Maia colocaram também uma coroa de flores simbolizando a homenagem da AOFA a Salgueiro Maia e às suas conquistas de Abril, a Dra. Natercia Maia agradeceu a nossa presença e a nossa homenagem da qual já está habituada à qual afirmou “como sempre vocês estão sempre presentes”.

No final foram prestadas honras Militares por uma secção do Regimento de Manutenção do Entroncamento com toques de clarim, fúnebre e de silencio. A banda filarmónica da Gançaria apresentou a sua homenagem a Salgueiro Maia com a canção que foi o despoletar do 25 de abril “Grândola Vila Morena”.

Logo após a cerimónia o representante da AOFA esteve presente também no almoço anual comemorativo do 25 de abril, organizado pela Comissão para as Comemorações do 25 de abril em Santarém, realizado na messe das antigas instalações da Escola Prática de Cavalaria em Santarém, onde estiveram presentes cerca de três centenas de pessoas.

Ai o representante da AOFA teve a oportunidade de falar com o também capitão de abril, o COR Correia Bernardo presidente da recém-criada Comissão para a criação do museu do 25 de abril e dos valores Universais, e que está a trabalhar com a CMS na elaboração do programa do museológico que vai servir de linha orientadora para o processo de criação do Museu e do espaço físico em que vai ser instalado, num dos edifícios da antiga escola Prática de cavalaria de Santarém, agora propriedade da CMS, tomando a liberdade de oferecer os préstimos da AOFA para os trabalhos de implementação deste Museu.

Voltar


@ 2011 - AOFA - Todos os direitos reservados
E-mail: geral@aofa.pt
Av. Bulhão Pato, nº 7 – 1º Andar
2825-846 Trafaria PORTUGAL
Tels: 214417744 - 912500813
Fax: 214406802
Powered by António Chaves - Optimizado para Internet Explorer 8 ou superior e resolução 1024x768.