49º Aniversário do EMGFA
A convite do General Nunes da Fonseca, Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) a AOFA esteve presente na cerimónia comemorativa do 49º aniversário do EMGFA, tendo sido representada pelo nosso Presidente do Conselho Nacional, Tenente-Coronel António Costa Mota.
A cerimónia foi presidida pelo Presidente da República, na sua qualidade de Comandante Supremo das Forças Armadas e decorreram em Belém, na Avenida do Restelo, junto ao monumento que homenageia D. Nuno Álvares Pereira!
Como vem sendo habitual, e se saúda, a cerimónia foi extremamente sóbria, mas nem por isso menos digna, tendo usado da palavra o General CEMGFA e o Presidente da República.
Em ambas as (boas) intervenções ficou bem marcada a necessidade imperiosa, absolutamente emergente, da concretização de medidas concretas para fazer face ao recrutamento e retenção, com especial enfoque na forte valorização remuneratória, apoio na doença e profundas alterações ao EMFAR. De notar que na tribuna estavam presentes a Ministra da Defesa e o novo Secretário de Estado da Defesa.
Também ao nível da recente “ideia” trazida a público, segundo a qual o Governo se estaria (estará????) a preparar para propor alterações legislativas, inclusivamente constitucionais, para permitir a entrada de estrangeiros nas Forças Armadas, o Presidente da República foi, desta vez, peremptório na recusa terminante de tal solução, na linha daquilo que a AOFA referiu ao longo das últimas duas semanas e em sucessivas intervenções nos Órgãos de Comunicação Social!
No final da cerimónia, mas igualmente antes da mesma ter início, como vem sendo habitual, o nosso Presidente teve oportunidade de conversar com diversos dos presentes, Militares mas igualmente com Deputados de diversos Partidos, tendo igualmente dirigido ao General CEMGFA cumprimentos especiais por parte da AOFA!
A AOFA saúda todos os Militares e Civis que prestam serviço no EMGFA!