Noticias

A AOFA esteve representada nas Comemorações do 25 de Abril em Santarém

A AOFA esteve representada pelo COR Orlando Dias, membro do Concelho Nacional, nas cerimónias evocativa do 25 de abril, integradas nas Comemorações do 25 de abril em Santarém, a convite da Câmara Municipal de Santarém e de Comemorações do 25 de Abril – Associação Cultural.

Na noite de 24 de abril à noite, o Convento de S. Francisco recebeu o espetáculo “Esta é a Madrugada que eu Esperava” – reconstituição encenada com texto da autoria do Coronel Joaquim Correia Bernardo, produção de Nuno Domingos e encenação de Berta Pereira e de Nuno Domingos. Este espetáculo integra as comemorações do 25 de Abril em Santarém, coorganizado pelo Município de Santarém e pela Comemorações do 25 de Abril – Associação Cultural.

Naquela que é a noite mágica do 25 de abril em que da Escola Prática de Cavalaria de Santarém saiu a coluna militar liderada pelo então Capitão Salgueiro Maia, rumo a Lisboa, na revolução de 25 de Abril de 1974, que derrubou o Estado Novo, atores e atrizes do concelho de Santarém e bailarinos e bailarinas de Santarém, levaram à cena os momentos que antecederam a saída da coluna militar de Salgueiro Maia.

No fim do espetáculo, 50 militares e ex-militares que integraram a coluna comandada por Salgueiro Maia e que se encontravam na plateia, foram chamados, um a um, ao palco, para uma merecida homenagem, aos também heróis anónimos que participaram na Revolução dos Cravos.

Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém, juntamente com o Executivo, presidentes das juntas de freguesia do Concelho, restantes entidades civis e militares, membros da Comissão das Comemorações do 25 de Abril – Associação Cultural, forças vivas do Concelho e público em geral, assistiram ao espetáculo e aplaudiram de pé esta homenagem aos heróis de Abril.

Este ano, o espetáculo, que era para ser realizado no local onde realmente ocorreram os acontecimentos da madrugada de 24, a “parada Chaimite” da ex-Escola Prática de Cavalaria, teve lugar no Convento de S. Francisco, devido às condições meteorológicas adversas que se fizeram sentir.

No dia 25 de Abril de manhã, as comemorações, tiveram início com a cerimónia evocativa “Cravos para Salgueiro Maia”, junto ao monumento a Salgueiro Maia, no Jardim dos Cravos, na entrada sul de Santarém.

A cerimónia, contou com a presença do executivo municipal, entidades publicas, autarcas, deputados municipais, representantes das forças de segurança, Natércia Maia, viúva de Salgueiro Maia, também esteve presente, acompanhada de uma das netas. Marcaram ainda presença significativa alguns militares e ex-militares que integraram a coluna militar que marchou na madrugada do 25 de abril para Lisboa e outros militares de abril, amigos e população em geral.

Para além da intervenção de Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara de Santarém, usaram da palavra, Joaquim Neto, Presidente da Assembleia Municipal, Sónia Vieira, em representação da Comemorações do 25 de Abril – Associação Cultural, Garcia Correia, em representação da Associação 25 de Abril, e Rui Santos Silva, em representação da Associação Salgueiro Maia, e o representante da AOFA

O Presidente da Câmara de Santarém lembrou que “celebramos a conquista dos valores de Abril e honramos a memória de Salgueiro Maia que será para sempre o grande herói da nossa Cidade!”

Ricardo Gonçalves reafirmou que “Santarém tem de ser exemplo de liberdade e não apenas um ícone desse valor. E se queremos honrar a memória deste homem que aqui veneramos, temos de cultivar os valores que ele nos proporcionou, pelos quais lutou e aos quais dedicou a sua vida”. O Presidente da Câmara de Santarém referiu ainda que “para tal é importante que nos possamos unir. E essa união pode ser materializada num objetivo coletivo que devemos traçar: Santarém quer ser a cidade Sede das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, e ter nesse ano 50 semanas dedicadas ao 25 de Abril e aos valores da Liberdade.”

Esta cerimónia contou ainda com a participação de uma força composta por uma secção de militares do Regimento de Manutenção do Entroncamento e um clarim e com a Sociedade Filarmónica Alcanedense.

No final o Presidente da CMS e a Dra. Natércia Maia depositaram uma coroa de flores aos pés da estátua de Salgueiro Maia, seguida da qual o nosso representante acompanhado pela Dra. Natércia Maia colocaram também uma coroa de flores simbolizando a homenagem da AOFA a Salgueiro Maia e às conquistas de Abril. A Dra. Natércia Maia agradeceu a nossa presença e a nossa homenagem à qual já está habituada afirmando “como sempre vocês estão sempre presentes”.

No final foram prestadas honras Militares por uma secção do Regimento de Manutenção do Entroncamento com toques de clarim, fúnebre e de silencio. A banda filarmónica da Sociedade Filarmónica Alcanedense apresentou a sua homenagem a Salgueiro Maia com a canção que foi o despoletar do 25 de abril “Grândola Vila Morena”, momento em que a maioria dos presentes juntou à musica a sua voz cantando a canção.

Logo após a cerimónia o representante da AOFA esteve presente também no almoço anual comemorativo do 25 de abril, organizado pela Comemorações do 25 de Abril – Associação Cultural, realizado na messe das antigas instalações da Escola Prática de Cavalaria em Santarém, onde estiveram presentes cerca de três centenas de pessoas.

Estiveram aí presentes a maioria dos participantes na cerimónia anterior de homenagem a Salgueiro Maia no Jardim dos Cravos, assim como membros do executivo municipal, das Comemorações do 25 de Abril – Associação Cultural, membros da Coluna de Salgueiro Maia e familiares, entidades civis e militares, forças vivas do Concelho e público em geral.

Inês Barroso, Vice-Presidente da Câmara de Santarém, afirmou ser «uma honra para Santarém contar com a participação dos “Rapazes” da Coluna de Salgueiro Maia, ex-militares que participaram na Revolução dos Cravos, e que tudo fizeram para que hoje seja possível estarmos aqui unidos pela Liberdade». Enalteceu o facto de “na pluralidade e diversidade de pontos de vista, ser possível juntarmos-nos com o objetivo comum de tudo fazermos em prol da Liberdade, tendo sempre como fim o respeito pelo outro”.

O Coro do Círculo Cultural Scalabitano abrilhantou o almoço com a interpretação de três peças: “Viva a Maria da Fonte”, “Acordai” e “Grândola, vila Morena”.

Ai o representante da AOFA teve a oportunidade de falar com Cor João Andrade Silva, Presidente da Direção da recém-criada Associação Salgueiro Maia, também ele Capitão de Abril, que veio de Vendas Novas da Escola Prática de Artilharia até ao Cristo Rei para estabelecer uma força com peças de artilharia para, proteger Salgueiro Maia que estava na praça do Comércio, da eventual intervenção contrária de unidades da Marinha que estavam no Tejo e da Força Aérea. Falou-se sobre os objetivos da associação e sobre as sinergias a estabelecer com a AOFA. Esta associação pretende perpetuar a memória de Salgueiro Maia e as memórias e objetivos do 25 de abril em Portugal.

Previous post

AOFA nas Comemorações do 45º Aniversário do 25 de Abril na Trafaria

Next post

Comemorações do 45º Aniversário do 25 de Abril em Lisboa

admin