A AOFA nas Comemorações do 17º Aniversário da Associação de Praças (AP)
Correspondendo ao tradicional, mas sempre de registar, convite da Associação de Praças (AP), a AOFA esteve presente no jantar que assinalou o 17º Aniversário da AP. A representação da AOFA esteve a cargo do Presidente do Conselho Nacional (CN), Tenente-Coronel António Costa Mota.
A Associação de Praças está perto da maioridade. Completou 17 anos. No entanto pela sua permanente, coerente e profícua actuação em prol dos Militares, particularmente das Praças, é de há muito uma Associação Maior, Prestigiada e Reconhecida quer pelas Praças das Forças Armadas quer pelas suas congéneres, onde a AOFA se inclui, quer pela Estrutura Militar e pelos denominados Órgãos do Poder Político.
Em cerimónia singela mas plena de simbolismo, coube ao Exmº Senhor Comodoro Oliveira e Silva, Diretor de Pessoal da Marinha, em representação de Sua Excelência o Almirante CEMA e AMN, presidir a estas comemorações.
Realce, pelo inédito, que naturalmente se saúda, o facto do jantar ter ocorrido nas instalações dos Serviços Centrais da Marinha, em Lisboa, mais uma das muitas provas de abertura e excelente relacionamento institucional que se verifica entre as Associações Profissionais Militares (APM) e a Marinha Portuguesa e que igualmente se verificam em relação ao Exército e à Força Aérea.
Na presença de mais de uma centena de pessoas, de entre as quais representantes institucionais da AOFA, ANS, CSA, CPA e EUROMIL, ao excelente jantar promovido pela AP seguiram-se um conjunto de discursos que devidamente assinalaram esta importante efeméride (Presidente da AP, Cabo-Mor Luís Reis e Comodoro Oliveira e Silva), tendo igualmente os representantes das Associações e Clubes de Militares presentes, bem como o representante da Direção da EUROMIL tido a grata oportunidade de se dirigir aos presentes através de um conjunto de discursos que, sendo de circunstância, não deixaram de salientar, sobretudo, o papel relevante e insubstituível que a AP desempenha em prol dos Militares e do Associativismo Militar.
De realçar ainda a justíssima homenagem efectuada ao Cabo Paulo Amaral, agraciado pela AP com o Prémio “Empenhamento e Desempenho” pelos muitos e relevantes serviços prestados.
O evento viria a culminar com todos os presentes a entoar os tradicionais “Parabéns à AP”, com a abertura do bolo e o igualmente tradicional brinde com champagne.
Mais um excelente evento que muito dignificou a AP a quem a AOFA uma vez mais endereça os votos de muitas felicidades e muitos anos de vida.