Noticias

A AOFA participou na reunião do 104º Presidium da EUROMIL, em Bruxelas – 27, 28 e 29 de Outubro de 2011

O Presidente da AOFA, COR Manuel Cracel e o Vogal do Conselho Nacional e membro do Secretariado, CMG Sequeira Alves, participaram em representação da AOFA no 104º Presidium da Euromil que decorreu em Bruxelas. A EUROMIL é a organização que integra associações e outras organizações de militares da Europa, com sede em Bruxelas, contando mais de 500.000 membros dos quais se destacam os mais de 200.000 alemães.

 

Nesta reunião, tambem participaram as APM Portuguesas, ANS e a AP, tendo esta ultima passado do estatuto de observadora a membro efectivo da EUROMIL.

O Presidium decorreu conforme o programa de trabalhos previstos, e nele foram apresentados os relatórios da Direcção e das organizações membros da Euromil, assim como foi perspectivada a actividade da EUROMIL para o próximo ano. Foi tambem apresentado o projecto de orçamento da organização, que sofreu uma redução em despesas e receitas de cerca de 25%, face aos efeitos da crise economica e financeira que assola a Europa e o Mundo, com impacto significativo nas condições de vida dos cidadãos militares e das suas organizações representativas. Contudo, essa redução não vai implicar a diminuição do esforço da Euromil em influenciar os governos nacionais europeus na manutenção ou melhoria das condições de vida dos militares, assim como no alargamento dos direitos de associação e organização socio profissional dos militares. Como sinal deste esforço há a salientar a presença de mais de 50 associações no evento.

No âmbito do Presidium foi realizado um \\\\\\\”work shop\\\\\\\” relativo à situação dos Veteranos militares nos diversos paises europeus, no qual a representação da AOFA teve oportunidade de apresentar a realidade vivida por esse universo no nosso País.

Em Portugal os Veteranos da guerra colonial constituem a maioria, mas, devido à evolução da situação internacional e à participação de militares portugueses em Forças Nacionais Destacadas em vários teatros de operações espalhados pelo planeta, o quadro futuro será idêntico à dos paises europeus no que respeita à origem e natureza dos novos Veteranos. Neste debate foram tambem apresentados trabalhos de investigação e perspectiva por parte das associações da Dinamarca, Holanda, Inglaterra e Chipre.

Decorreu, também no âmbito do Presidium, mas como reunião especifica, o encontro das associações de Portugal, Itália, Espanha e Chipre, no que se designa por Forum do Mediterrâneo, onde houve oportunidade de debater a situação particular das associações de cada um destes países e se definiu a linha de orientação geral deste Forum.

O próximo Presidium da EUROMIL (Primavera 2012) será realizado em Limmerik, na Irlanda.

Nas fotografias podem ver a mesa que presidiu, bem como um aspecto geral do auditório na altura em que se processavam as entradas para mais uma sessão de trabalho.

Ver:

Relatório da AOFA

Intervenção sobre Veteranos

Acta constitutiva do Fórum do Mediterrâneo

Previous post

APM entregam Moção aprovada no Encontro na Presidência da República e na Residência Oficial do Primeiro-Ministro

Next post

Direcção da AOFA promove encontro alargado com oficiais sócios e não sócios

admin