ADFA comemora o 37º aniversário e assinala, em Sessão Solene, o 50º aniversário da Guerra
Em cerimónia, que teve como convidado de honra o ex-Presidente da República Dr. Mário Soares e em que participou Sua Exa. o Ministro da Defesa Nacional, a Associação de Deficientes das Forças Armadas comemorou o seu 37º aniversário e, simultaneamente, em Sessão Solene Evocativa, assinalou o 50º aniversário do início da Guerra.
Esteve presente, em representação da AOFA, o nosso Presidente, COR Pereira Cracel.
Das intervenções a cargo da ADFA, cumpre salientar o relevo que foi dado às difíceis condições em que os militares travaram a Guerra, as consequências da mesma, e a emergência e afirmação da associação como o necessário reconhecimento de uma realidade que o regime anterior ao 25 de Abril de 1974 se recusara admitir.
Das palavras do Dr. Mário Soares ressaltou o reconhecimento da abnegação dos antigos Combatentes e do papel da ADFA, fazendo uma retrospectiva histórica desde a descolonização até hoje.
Sua Exa. o MDN afirmou que existe hoje um enorme consenso nacional em torno da necessidade de apoiar os antigos Combatentes e em particular os Deficientes das Forças Armadas e que não bastam palavras de homenagem, havendo que traduzi-las em actos.
Sua Exa. o MDN aproveitou ainda a ocasião para informar que iria ser promulgado o diploma que permitirá a acumulação da pensão resultante da deficiência com outra decorrente do trabalho.