AOFA assiste às comemorações do Dia do Exército 2024 na cidade da Guarda
A convite do Exmo. Chefe de Estado Maior do Exército, General Eduardo Mendes Ferrão, a AOFA representada pelo Presidente do Conselho Nacional, esteve presente nas comemorações do Dia do Exército 2024 nos dias 26 e 27 de outubro que este ano se realizaram na Cidade da Guarda num extenso programa de atividades iniciado no dia 22 de outubro, embora o Dia do Exército tenha como referência a data de 24 de outubro, que celebra a tomada de Lisboa nesse dia do ano de 1147, pelas tropas de D. Afonso Henriques, patrono do Exército Português.
Em 26 de outubro no Jardim Municipal José de Lemos, realizou se uma cerimónia de oferta do Exército à Cidade da Guarda como agradecimento do acolhimento demonstrados, tendo o momento culminado com o descerramento da obra “Cristal de Gelo” constituído por uma peça baseada em componentes mecânicos metálicos ferrosos de viaturas antigas do Exército contemporâneas do 25 de abril de 1974, da autoria do Mestre e Professor Luís Miguel Morais, docente no Instituto dos Pupilos do Exército. A cerimónia foi completada com as alocuções do autor da obra, do General CEME e do Presidente do Município.
De seguida realizou-se um desfile com uma coluna de meios motorizados demostrativos das capacidades atuais do Exército seguida da passagem de viaturas militares antigas que tiveram a sua movimentação e condução assistida pela Associação Portuguesa de Veículos Militares Antigas, dando testemunho das diferenças entre o presente e o passado, com o testemunho de um espólio histórico bem vivo e preservado que está a ser erguido no Museu Militar de Elvas.
No período da tarde houve oportunidade para assistir às exposições, mostras e atividades presentes no Parque Urbano do Rio Diz. A meio da tarde ocorreu um desfile das Forças em Parada na receção do ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, que marcou presença na EXPO Exército 2024.
O dia 27 de outubro e último dia das Comemorações do Dia do Exército foi iniciado com preenchido com a Cerimónia de Homenagem ao Regimento de Infantaria N.º 12 (atual Arquivo Distrital da Guarda), seguida da homenagem aos Mortos em Campanha com a deposição de uma coroa de flores, que teve epílogo no Jardim Municipal José de Lemos. O programa prosseguiu na Sé Catedral da Guarda, onde foi feita a eucaristia de Ação de Graças e Sufrágio, que contou com a presença do Patriarca de Lisboa e Administrador Apostólico do Ordinariato Castrense, D. Rui Valério.
O ponto alto das comemorações culminou no Parque Urbano do Rio Diz com uma cerimónia de condecorações de militares e civis e familiar de militar (a título póstumo) do Exército. A cerimónia foi presidida pelo ministro da Defesa, Nuno Melo, onde discursou antecedido pelo General CEME.
Num momento de encontro e confraternização entre as entidades Militares, Políticas, Municipais, Públicas, Religiosas e convidadas, houve oportunidade para um período de confraternização e de cumprimentos durante o almoço comemorativo que decorreu na Galeria de arte do Teatro Municipal da Guarda.