Noticias

AOFA em reunião com a Direção do PCP

A reunião foi solicitada pela AOFA, tendo a nossa delegação sido recebida pelo Secretário-Geral do PCP, Jerónimo de Sousa que se fez acompanhar por Rui Fernandes, na qualidade de Membro do Comité Central e especialista na área da Defesa e por António Rodrigues, Assessor do PCP na Assembleia da República para a área da Defesa. A AOFA fez-se representar pelo Presidente do Conselho Nacional, Tenente-Coronel António Costa Mota, pelo Vice-Presidente, Capitão-de-Fragata Carlos Rodrigues Marques, pelo Secretário-Geral, Capitão-Tenente Diocleciano Batista e pelo Vogal do Conselho Nacional, Capitão-Tenente Jerónimo Castanheira dos Santos.

Numa primeira nota a AOFA não pode deixar de registar, com muito agrado, o facto de ter sido recebida, ao longo de cerca de 2 horas, pelo próprio Secretário-Geral do PCP, Jerónimo de Sousa, facto que denota o profundo respeito institucional do PCP pela AOFA, que objetivamente é recíproco.

Dando cumprimento a uma extensa e exigente agenda, a reunião foi extremamente dinâmica e profícua, tendo sido profundamente discutidos os temas que o Conselho Nacional definiu como mais prioritários (Novos Direitos de Representação Coletiva e Negociação Coletiva, Processo de Promoções, Regulamento de Avaliação de Mérito dos Militares das Forças Armadas, Estatuto Remuneratório e Assistência na Doença aos Militares).

Houve ainda tempo para a abordagem de outros temas, igualmente relevantes, de entre os quais a situação em que se encontram os “ex-Militares” que entretanto transitaram para a Administração Pública e que, mesmo após Lei já aprovada, em 2020, na Assembleia da República, continuam a não ver a sua situação regularizada no que concerne à consideração do tempo de serviço militar (avaliações a que foram submetidos ao longo da carreira militar) para efeitos de contagem de pontos para progressão na carreira.

Também a situação dramática que vive a Marinha, em boa parte devido ao estado em que se encontra, por total desleixo e desinvestimento de sucessivos Governos, o Arsenal do Alfeite, foi objeto de amplo debate.

Jerónimo de Sousa e os seus Assessores demonstraram grande compreensão, abertura e plena concordância com as posições e propostas da AOFA, facto que nos permite continuar a encarar com franco otimismo a perspetiva de apoio do PCP às nossas diversas pretensões, honra seja feita, na linha daquilo que se tem invariavelmente passado, em termos práticos, com a apresentação, cuidada, de inúmeras medidas legislativas em prol das Forças Armadas e das Mulheres e Homens que nelas Servem.

A AOFA reitera os agradecimentos ao PCP, na pessoa do seu Secretário-Geral, pela forma como, uma vez mais, fomos recebidos e, igualmente, pela forma franca como escutou e discutiu abertamente todos os temas, o que nos permite afirmar que esta reunião cumpriu, por completo, os objetivos que estiveram na génese da sua realização.

Na parte final da reunião diversos Órgãos de Comunicação estiveram presentes na captação de imagem. Finda a reunião e no “hall” da Sede do PCP, o Presidente da AOFA fez uma intervenção para a Comunicação Social, respondendo também a várias perguntas, tendo em seguida o Secretário-Geral do PCP feito igualmente uma declaração e respondido a perguntas dos jornalistas presentes, relacionadas com esta reunião havida entre ambas as Direções.

Previous post

AOFA na Cerimónia do "Dia das Operações de Paz e Humanitárias"

Next post

AOFA homenageou Corpo de Fuzileiros pelo 400º Aniversário

admin