AOFA em reunião de trabalho com o candidato presidencial Henrique Neto
Dando sequência ao conjunto de reuniões e eventos onde a AOFA tem mantido contactos directos com os vários candidatos às eleições presidenciais, decorreu na Sede da AOFA, em Oeiras, uma reunião de trabalho com o Dr. Henrique Neto que se fez acompanhar por dois dos seus assessores. A representação da AOFA esteve a cargo do Secretário-Geral, Tenente-Coronel António Costa Mota.

A reunião, solicitada pelo Dr. Henrique Neto, vem na sequência da troca de correspondência entre a AOFA e os diversos candidatos às eleições presidenciais e teve, como habitualmente, a finalidade de transmitir as principais preocupações que, segundo o nosso ponto de vista, mais afectam a Instituição Militar e os Militares que nela Servem; As medidas mais gravosas incluídas no Estatuto dos Militares das Forças Armadas (EMFAR), recentemente entrado em vigor, a Saúde Militar, nas suas mais diversas vertentes incluindo as reiteradas incompatibilidades face ao disposto na Lei de Bases Gerais do Estatuto da Condição Militar (LBGECM), o estado de perfeita decadência do IASFA e a consequente e acelerada degradação do Apoio Social aos Militares e suas Famílias mas igualmente questões de índole mais abrangente como a Soberania Nacional, a Constituição da República e o reiterado desrespeito por inúmeros diplomas legais por parte de quem, em primeira instância os deveria escrupulosamente respeitar; O Poder Político, foram temas em debate, tendo o Dr. Henrique Neto demonstrado ampla compreensão das matérias e mesmo coincidências importantes nalguns pontos de vista sobre o diagnóstico e possíveis soluções de múltiplos problemas.
À semelhança de diversos outros candidatos também o Dr. Henrique Neto demonstrou inteira disponibilidade e interesse em ouvir, tão frequentemente quanto possível e necessário, a AOFA no desempenho das funções de Comandante Supremo das Forças Armadas “uma das mais relevantes missões de um Presidente da República”.
No final da reunião o Dr. Henrique Neto amavelmente ofertou à AOFA um livro de sua autoria que inclui um capítulo especificamente dedicado à Defesa Nacional e Forças Armadas, que dessa forma constituirá legado a incluir na nossa Biblioteca. A reunião decorreu ao longo de cerca de 2 horas e no final todos os interlocutores afirmaram ter sido bastante profícua em face dos objectivos previamente delineados por ambas as partes.