AOFA envia as suas Grandes Prioridades ao MDN
A AOFA enviou um ofício ao MDN, de onde constam as “Grandes Prioridades” da AOFA e a correspondente questão principal nele colocada: qual a resposta que o poder tem para elas.
Pelo ofício perpassa a necessidade que os Militares sentem de que sejam respeitadas as Leis da República, com especial ênfase no que à Condição Militar se refere.
Realce, também, para os problemas do Sistema de Saúde Militar e da Ação Social Complementar, com enfoque especial no financiamento do Instituto de Ação Social das Forças Armadas.
Depois, há matérias específicas que merecem igualmente referência como sejam o EMFAR ou as progressões no regime remuneratório, bem como a indispensabilidade de ser criado um regime que dê resposta às legítimas expectativas dos Militares.
Como não podia deixar de ser, no ofício é requerido que a data das promoções tenha efeitos práticos na data em que efetivamente devem ter lugar e, ainda, proposto um apoio especial aos Militares em Missões no estrangeiro, sem esquecer as expectativas dos Militares em Regime de Contrato e a necessidade, face à exiguidade das pensões de reforma que se avizinham, de recriar o complemento de pensão de reforma.