AOFA esteve presente na primeira das “Conferências do Chiado”: “Europa – Federação ou Império”, dissertação do Ex-Presidente do Parlamento Europeu Enrique Barón Crespo
A AOFA esteve representada pelo Presidente da Assembleia-Geral, TGEN Formeiro Monteiro. As conferências são uma organização conjunta do Centro Nacional de Cultura e do Movimento para a Cidadania Sénior, tendo merecido o patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação INATEL.
O conferencista foi apresentado pelo Dr. Guilherme d’Oliveira Martins.
A conferência realizou-se nas instalações do Grémio Literário, em Lisboa, tendo decorrido com muito interesse, nomeadamente nos aspectos relacionados com o futuro da Europa como entidade política global.
Permitimo-nos transcrever o texto do convite que nos foi endereçado e colocar, em anexo, as razões que levaram à realização das conferências:
“O Centro Nacional de Cultura e o Movimento para a Cidadania Sénior vão organizar um Ciclo de Conferências, sob a epígrafe “Conferências do Chiado”, para o qual convidaram um conjunto de personalidades de grande relevo na vida portuguesa e uma personalidade estrangeira de primeiro plano, para tratar de algumas das questões mais candentes que se colocam hoje a Portugal, à Europa e ao Mundo, e tanto no plano político como no económico, social e ambiental.
A primeira Conferência terá lugar na 4ª feira, dia 21 de Outubro de 2015, às 18horas, no Grémio Literário, Rua Ivens. O ex-Presidente do Parlamento Europeu, Enrique Barón Crespo, dissertará sobre “Europa: Federação ou Império”. Guilherme d’Oliveira Martins fará a apresentação do Conferencista e moderará um período de debate.
No final haverá um jantar de homenagem a Barón Crespo, que se desloca a Lisboa exclusivamente para participar nas “Conferências do Chiado”, jantar esse a realizar também no Grémio Literário. Temos o prazer de convidar Vª Exª a participar na Conferência e no jantar.
O Ciclo de Conferências prosseguirá a partir de Novembro com Adriano Moreira, João Salgueiro, António Vitorino, António Guterres, Manuela Ferreira Leite, José Pacheco Pereira, Guilherme d’Oliveira Martins, Viriato Soromenho Marques, José Gomes Canotilho, José Silva Peneda e António Sampaio da Nóvoa.”