Noticias

AOFA esteve presente no 112º Presidium da EUROMIL

Em 16 e 17OUT2015 realizou-se o 112º Presidium da EUROMIL que contou com a presença da AOFA, representada pelo seu Presidente e Vice-presidente, respectivamente COR Pereira Cracel e MAJ Musa Paulino. A EUROMIL associa mais de três dezenas de organizações de militares de quase outros tantos países europeus, tem sede em Bruxelas e é reconhecida por organizações internacionais, de que destacamos os órgãos cimeiros da União Europeia e a NATO.

Antecedendo o Presidium propriamente dito, foi agendada para dia 15OUT uma reunião dos Países do Sul (Portugal, Espanha, Itália, Grécia e Chipre) para apresentação e debate da situação que se verifica em cada um deles, evento para o qual foram convidados os correspondentes representantes no Parlamento Europeu. Neste evento a AOFA foi representada pelo seu Vice-presidente, MAJ Musa Paulino, havendo que dar nota da ausência de entidades convidadas a participar, à excepção do partido político MPT – Partido da Terra, que se fez representar e participou no debate realizado. O Partido Comunista Português fez questão de justificar a sua ausência por indisponibilidade inultrapassável devido a compromissos já assumidos.

Sobre o Presidium importa realçar que a sua abertura esteve a cargo do Ministro da Defesa Belga, tendo, em seguida, usado da palavra o Senior Political Military Adviser, Vice-Almirante Jurgen Ehle, Representante Militar Permanente da Alemanha junto da União Europeia.

Os trabalhos percorreram várias temáticas, designadamente com a realização de um painel subordinado ao tema “Como conceber o futuro da defesa europeia enquanto respeitando uma dimensão social e humana? “, com a participação de individualidades representantes do Comité Militar da UE, da Comissão de Defesa Belga, do Instituto de Defesa Britânico, da Provedoria de Justiça das Forças de Defesa Irlandesas, da Confederação Europeia de Sindicatos.

Pela sua importância, importa realçar igualmente uma apresentação sobre a Segurança e Defesa Europeia, a cargo de um alto responsável do Colégio de Defesa e Segurança Europeia.

Fizeram ainda parte dos trabalhos reuniões de grupos regionais, nomeadamente o relacionado com os Países do Sul da Europa, com apresentação das respectivas conclusões e a realização de Workshops, subordinados aos temas:

  • “Como conceber o futuro da política europeia defesa, respeitando a dimensão social e humana? ” (Com a participação da AOFA)
  • “A igualdade de género nas Forças Armadas”
  • “A aplicação da Directiva – Quadro Segurança e Saúde (89/391 de 12 de Junho de 1989) nas Forças Armadas.”
Previous post

AOFA no 34º Almoço e Convívio Nacional dos Antigos Combatentes da Guiné, em Boleiros – Fátima

Next post

AOFA esteve presente na primeira das “Conferências do Chiado”: “Europa - Federação ou Império”, dissertação do Ex-Presidente do Parlamento Europeu Enrique Barón Crespo

admin