Noticias

AOFA na homenagem ao “Capitão de Abril”, Coronel Teófilo Bento

Por ocasião do 73º Aniversário do Coronel Teófilo Bento a AOFA, representada pelo Presidente do Conselho Nacional (CN), Tenente-Coronel António Costa Mota e pelo Vogal do CN e Membro do Secretariado, Coronel Luís Paula Campos participou numa singela mas muito significativa homenagem ao “Capitão de Abril” que na madrugada de 24 para 25 de Abril de 1974, partindo da Escola Prática de Administração Militar, tomou e controlou a RTP.

Considerado o frágil estado de saúde actual do Coronel Teófilo Bento e porque os grandes homens se homenageiam em vida, a Freguesia de Sendim, onde nasceu, com o apoio da Câmara Municipal de Miranda do Douro, decidiram muito justamente atribuir-lhe, recentemente, a Medalha de Honra do Município. A entrega da medalha, recebida entretanto por António Cangueiro em quem o Coronel Teófilo Bento delegou essa responsabilidade dada a sua impossibilidade de deslocação, ficou então aprazada para o dia 6 de Dezembro, coincidindo com a data de aniversário do homenageado.

Considerada a sua intervenção directa e relevante na Revolução de 25 de Abril de 1974, as Associações Profissionais de Militares (AOFA, ANS e AP), bem como a Associação 25 de Abril e muitos camaradas e amigos resolveram associar-se a esse momento de homenagem.

A AOFA através do nosso Presidente do Conselho Nacional (CN) proferiu uma pequena mas muito sentida alocução, tendo ainda a grata oportunidade, por decisão do CN, de lhe fazer a entrega de uma Cresta da AOFA.

Seguiram-se diversas intervenções por parte das restantes APMs e A25A, tendo a cerimónia de homenagem integrado a entrega do diploma e respectiva medalha e terminado com um interessante momento musical.

O Coronel Teófilo Bento, visivelmente emocionado, teve oportunidade de agradecer aos presentes referindo na sua mensagem que “Os Militares de Abril fizeram a Revolução por amor a Portugal sem nada terem recebido, nem sequer solicitado ou beneficiado em troca”. Terminou reiterando a sua esperança de que os Militares sempre se continuem a reger por Valores, Princípios e Ideais que são absolutamente inegociáveis.

Pela parte da AOFA tudo continuaremos a fazer, sem olhar a esforços ou sacrifícios, para que assim seja!

Previous post

Associações Profissionais de Militares reunem com Forças de Segurança. Em causa a contagem de tempo para reposicionamento nas posições remuneratórias

Next post

AOFA requer ao MDN indicação da data para iniciar negociações sobre o descongelamento do tempo de serviço

admin