AOFA nas comemorações do 17.º Aniversário da Associação de Combatentes do Ultramar Português
A AOFA esteve presente nas comemorações do 17.º Aniversário da Associação de Combatentes do Ultramar Português (ACUP), representada pelo Coronel Jara Franco, membro do Conselho Deontológico.
As cerimónias iniciaram-se com uma concentração junto à igreja Matriz da freguesia de Sobrado em Castelo de Paiva de onde, às 10H00, os participantes saíram em cortejo para o Monumento dos Combatentes onde teve lugar a homenagem aos combatentes paivenses mortos no Ultramar, com deposição de flores, participando a AOFA com uma coroa, seguida dos discursos oficiais em que intervieram o Presidente da ACUP, Sr. José Moreira, o Coronel Jara Franco e o Presidente da CM de Castelo Paiva, Dr. Gonçalo Rocha. O discurso do nosso representante foi muito saudado pelos combatentes presentes pois centrou-se num caso real que lhe tinha sido reportado uns dias antes por uma viúva que lamentava que o seu marido ex-combatente, três vezes envolvido em combate na Guiné e nas quais duas vezes ferido com gravidade, tivesse morrido sem que o seu processo de qualificação como deficiente por stress pós-traumático, que já se arrastava há doze anos, tivesse sido concluído, vivendo e morrendo sem qualquer ajuda.
Às 12H00, na igreja matriz de Sobrado, foi celebrada uma eucaristia em sufrágio por todos os combatentes falecidos no Ultramar e celebrada pelo Exmo. Senhor Padre Dr. Joaquim Soares. Durante a homilia o padre felicitou o Coronel Jara Franco pelo seu discurso e solidarizou-se com as suas palavras.
Pelas 14H00 iniciou-se o almoço-convívio no Hotel Rural S. Pedro que contou com a presença de mais de 250 convivas, entre antigos combatentes, familiares e amigos.