AOFA nas comemorações oficiais do 25 de abril na Trafaria
Integrada num conjunto de iniciativas (Lisboa, Almada e Trafaria) de comemoração do 48º aniversário do 25 de abril de 1974 em que a AOFA esteve, oficialmente, presente, as comemorações na Trafaria (localidade onde se encontra a Sede Nacional da AOFA) adquiriram particular relevo porquanto a AOFA, através do Presidente do Conselho Nacional, Tenente-Coronel António Costa Mota, foi convidada a proferir a alocução de abertura do evento.
As comemorações decorreram no Largo da República na presença de várias centenas de pessoas, incluindo a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Almada, o Presidente da Assembleia Municipal de Almada, a Presidente da União de Freguesias Caparica e Trafaria, a Presidente da Assembleia da União de Freguesias Caparica e Trafaria, o Presidente dos Bombeiros Voluntários da Trafaria, o Comandante dos Bombeiros Voluntários da Trafaria e o Comandante da Delegação Marítima da Trafaria.
A cerimónia decorreu sempre com o enquadramento da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários da Trafaria, tendo sido iniciada com o hastear da Bandeira Nacional e das Bandeiras da Câmara de Almada e da Freguesia da Trafaria.
Usaram seguidamente da palavra:
– O Presidente do Conselho Nacional da AOFA
– A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Almada
– O Presidente da Assembleia Municipal de Almada
– A Presidente da União de Freguesias Caparica e Trafaria
Após as alocuções foi descerrada uma placa de homenagem aos Mortos da Guerra Colonial nascidos na Trafaria e depositadas coroas de flores no Monumento aos Combatentes.
Seguiu-se um espetáculo musical com várias atuações, salientando-se os “PORBATUKA” e a “ANTUNIA” e também de poesia, a cargo do GITT – Grupo de Iniciação Teatral da Trafaria.
Intervenção escrita do Presidente do Conselho Nacional da AOFA :
Vídeo da intervenção do Presidente do Conselho Nacional da AOFA :
https://www.aofa.pt/rimp/video.mp4