AOFA, no Dia Nacional da Praça, homenageia AP e CPA
Como vem sendo salutar hábito, que se saúda, a Associação de Praças (AP) e o Clube de Praças da Armada (CPA) levaram a efeito mais um Dia Comemorativo do Dia Nacional da Praça das Forças Armadas, em que se comemoraram, igualmente, os 86 anos da “Revolta dos Marinheiros” de 8 de setembro de 1936.
A Associação de Oficiais voltou, como sempre, a marcar presença nestas importantes comemorações, tendo sido representada pelo nosso Presidente do Conselho Nacional, Tenente-Coronel António Costa Mota.
A cerimónia teve lugar no Centro Cívico do Feijó, junto ao local onde se encontra o Monumento aos Marinheiros Insubmissos.
Nesta cerimónia marcaram presença as mais altas Entidades Civis e Militares, designadamente representantes do Presidente da República, Ministra da Defesa, Partidos políticos e Chefes do Estado-Maior da Marinha, Exército e Força Aérea, bem como representantes da Câmara Municipal de Almada e vários Presidentes de Freguesias do Concelho.
Notada foi a ausência do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante Silva Ribeiro, que nem sequer se fez representar, facto que naturalmente além de não ter passado despercebido a boa parte dos presentes, gerou algumas apreciações pouco abonatórias, considerado tratar-se de episódio nunca antes verificado.
Após os excelentes discursos do Presidente da AP e do Presidente do CPA, teve lugar um justíssimo momento de homenagem ao nosso Camarada Comando Aliu Camará, seguindo-se a tradicional deposição de coroas de flores junto ao Monumento, tendo a AOFA, em nome dos Oficiais das Forças Armadas, procedido à deposição de uma coroa.
Terminada a cerimónia, a AP e o CPA proporcionaram a todos os presentes um “Porto de Honra”, momento em que invariavelmente são aprofundados os laços pessoais e institucionais entre os presentes.
Já nesta fase, a AOFA homenageou a AP e o CPA através da entrega de Crestas personalizadas a ambos os Presidentes, momento em que o nosso Presidente do Conselho Nacional proferiu algumas palavras, em nome do Conselho Nacional da AOFA.
A AOFA saúda calorosamente os nossos camaradas da AP e do CPA e reitera o mais profundo respeito, agradecimento e reconhecimento pelo papel incontornável, de hoje e de sempre, das Praças das Forças Armadas ao Serviço de Portugal e dos Portugueses, bem como o apoio, sem reservas, ao reconhecimento oficial do dia 8 de setembro como “Dia Nacional da Praça das Forças Armadas”