AOFA pede à SIC, à Entidade Reguladora da Comunicação e ao Sindicato dos Jornalistas a avaliação da forma como o Jornalista Mário Crespo conduziu a entrevista ao Presidente da AOFA em 2012FEV17
Na sequência da Carta Aberta a Sua Exa. o MDN (2012FEV07), face às declarações que este proferiu no almoço/debate promovido pela revista Segurança e Defesa no passado dia 1 de Fevereiro e à persistente ausência de resposta ao pedido de audiência apresentado pela associação, o Presidente da AOFA foi convidado para ser entrevistado pelo Jornalista Mário Crespo no noticiário das 21H00 de 2012FEV17. O Jornalista Mário Crespo interrompeu constantemente o Presidente da AOFA, não o deixando responder às perguntas que lhe eram formuladas. A AOFA, em mails subscritos pelo Presidente da Assembleia-Geral, em nome dos Órgãos Sociais, reagiu perante o sucedido e solicitou que os responsáveis pela SIC, a Entidade Reguladora da Comunicação (ERC) e o Sindicato dos Jornalistas (SJ) avaliassem a questão.
Em 1 de Março, a AOFA enviou mails à SIC, à ERC e ao SG, subscritos pelo Presidente da Assembleia-Geral em nome dos Órgãos Sociais da associação, apresentando as razões que levavam o seu colectivo a considerar que a entrevista tinha sido conduzida de um modo que não permitiu que o Presidente da AOFA esclarecesse as questões colocadas, dado que o Jornalista Mário Crespo o interrompia constantemente, atitude entendida como deontologicamente incorrecta.
Nele, dava-se conta quer de relevantes funções desempenhadas por elementos dos seus Órgãos Sociais quer do caminho colectivo percorrido pela Carta Aberta antes de ser tornada pública quer, ainda, dos enquadramentos legais respeitados pela associação e não cumpridos por Sua Exa. o MDN.
No mail em apreço, semelhante ao que tratou da questão suscitada pela crónica do Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, realçava-se, também, a coincidência da substância da Carta Aberta com posições assumidas publicamente por distintíssimos oficiais, todos eles Ex-Chefes dos Estados-Maiores, e, até, por especialistas da sociedade civil. Dava-se, também, relevo à concordância de Sua Eminência Reverendíssima D. Januário Torgal Ferreira com a razão dos militares.
Para melhor avaliar a falta de fundamentação de algumas das afirmações produzidas pelo Jornalista Mário Crespo no dia 17 de Fevereiro, que pareciam querer pôr em causa a idoneidade da associação, a consulta da nossa página na notícia que relata a realização do Seminário “Os Militares na Sociedade” em 13 e 14 de Outubro do ano passado, promovido pela AOFA, permitirá verificar que entre os intervenientes se encontraram os Exmos. Senhores Deputados Dr. Guilherme Silva (PSD), e Dr. Basílio Horta (PS), bem como o Exmo. Senhor Professor Doutor Adriano Moreira e distintos oficiais, entre eles um ex-Chefe do Estado-Maior da Armada (Almirante Melo Gomes) e outros, vários no activo, que participaram com autorização expressa de Suas Exas. os Chefes dos Estados-Maiores dos Ramos das Forças Armadas.