Noticias

AOFA presente na apresentação do Livro “5ª Divisão MFA – Revolução e Cultura”

O lançamento da obra, da autoria do Capitão de Mar-e-Guerra Manuel Begonha, contando com o prefácio e apresentação por parte do Coronel Aranda da Silva, decorreu nas instalações da Casa do Alentejo, em Lisboa. A AOFA esteve representada pelo Secretário-Geral, Tenente-Coronel António Costa Mota.

Caracterizando factualmente uma época riquíssima de grandes e positivas transformações na Sociedade Portuguesa, no período que imediatamente se seguiu à Revolução de 25 de Abril de 1974, a obra apresenta um vasto conjunto de iniciativas levadas a efeito, sob coordenação do MFA, através da 5ª Divisão, por centenas de Agentes Culturais (Actores, Cantores, Pintores, Escultores, Escritores, etc.) um pouco por todo o território nacional e que, no espaço temporal de apenas cerca de 18 meses, se consubstanciaram em mais de 10.000 (Dez Mil) Eventos Culturais. Este trabalho foi tanto mais notável quando se sabe que, à data, a situação de Portugal e sobretudo dos Portugueses era, em termos de literacia e acesso à cultura, absolutamente dramática, dadas as enormes desigualdades provocadas por 48 anos de Ditadura que condenaram ao mais absoluto sub-desenvolvimento o nosso país.

Numa sala onde se encontravam cerca de duas centenas de pessoas, de entre as quais muitos dos Militares que a vários níveis integraram a 5ª Divisão, de entre os quais um dos seus principais responsáveis, o Coronel Varela Gomes, e após breves mas expressivas intervenções da representante da Casa do Alentejo e do representante das Edições Colibri, o Coronel Aranda da Silva, autor do prefácio (em anexo) “levou-nos numa viagem” sobre a realidade “daqueles tempos” explicitando, por oposição, a importância determinante da 5ª Divisão e do seu notável trabalho em prol da Dinamização Cultural dos Portugueses.

Considerando o livro como um importante documento, que perdurará no tempo, das boas memórias do MFA e de todo o trabalho desenvolvido, o Coronel Aranda da Silva não deixou de aproveitar a oportunidade para transmitir o registo de que considera que muito do legado da 5ª Divisão do EMGFA, de qualidade e intervenção cívica, bem como de luta permanente pelos aspectos culturais e de legítimos interesses dos Portugueses estão, felizmente, ainda hoje bem vivos na intervenção diária de inúmeras Entidades e Associações, dando como expressivo exemplo o da Associação de Oficiais das Forças Armadas (AOFA).

Seguiu-se uma breve intervenção do autor à qual se seguiu uma sessão de autógrafos, sendo a AOFA proprietária de um exemplar devidamente autografado e com expressiva dedicatória.

Previous post

AOFA esteve presente na primeira das “Conferências do Chiado”: “Europa - Federação ou Império”, dissertação do Ex-Presidente do Parlamento Europeu Enrique Barón Crespo

Next post

VII Encontros da Revista Militar

admin