AOFA presente na cerimónia militar comemorativa do Dia do Exército
A convite de Sua Excelência o Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME) a AOFA esteve presente, em Setúbal, na cerimónia militar no âmbito das comemorações do Dia do Exército. A representação da AOFA foi assegurada pelo Presidente do Conselho Nacional, Tenente-Coronel António Costa Mota.
Presidida por Sua Excelência o Ministro da Defesa Nacional (MDN), João Gomes Cravinho, a cerimónia militar decorreu no Largo José Afonso, espaço privilegiado da cidade de Setúbal toda ela riquíssima em Património, Cultura e Historial de presença Militar.
A cerimónia decorreu em excelente ritmo, com elevada dignidade e momentos de grande significado, neles incluídas as diversas demonstrações das capacidades do nosso Exército, factos muito apreciados pelas muitas dezenas de Entidades Militares e Civis presentes, contando ainda com uma assistência extremamente significativa de alguns milhares de cidadãos.
Usaram da palavra o CEME e o MDN que, em alocuções que reputamos de interessantes, enalteceram o historial, capacidades e relevantes missões nacionais e internacionais do Exército, factos que lhe granjeiam o reconhecimento externo e um papel central no Pilar da Soberania Nacional que se constituem as Forças Armadas Portuguesas. Como nota negativa a ausência de referências a medidas concretas de valorização e dignificação da Condição Militar, designadamente ao nível das condições remuneratórias, factor central desde sempre identificado quer para a Retenção quer para o Recrutamento, num momento em que a insustentabilidade da situação que se vive nas Forças Armadas, em termos de Efetivos, é cada vez mais dramática.
Antes e após a cerimónia o nosso Presidente teve oportunidade de conversar com inúmeros camaradas do Exército, realçando-se em especial a oportunidade havida de uma pequena mas significativa conversa com o CEME e na qual lhe reiterámos, naturalmente, as maiores felicitações por mais um aniversário do Exército e lhe expressámos a nossa mais profunda preocupação em face da situação que se vive em termos de Efetivos e da absoluta nulidade de soluções que se vislumbram para resolver a situação.
Após a cerimónia militar foi oferecido pelo Exército a todas as Entidades Militares e Civis presentes um almoço durante o qual e uma vez mais foi possível entabular várias conversas com muitos dos nossos Camaradas do Exército.
Em suma, um dia muito positivo e que ficará na nossa memória como mais uma excelente iniciativa que, além de comemorar muito dignamente mais um aniversário do Exército, fortemente contribuiu para a sua dignificação bem como das Mulheres e Homens que nele Servem Portugal e os Portugueses.