AOFA Presente na Conferência “A Cimeira da NATO em Varsóvia e o novo ambiente de Segurança Internacional”
A convite do Presidente da Comissão de Defesa Nacional, a AOFA, representada pelo Vogal do Conselho Nacional, COR Mira Dias, esteve presente na conferência sobre a próxima Cimeira da NATO em Varsóvia e o novo ambiente de Segurança Internacional.
A Conferência foi promovida pela Assembleia da República, e nela foram apresentadas e discutidas algumas das preocupações atuais que esta Organização enfrenta e sobre as quais Portugal terá um papel e uma função a desempenhar como membro da mesma.
De toda a conferencia o foco recaiu nas declarações do Vice-Secretário Geral da NATO, o Embaixador americano Alexander Vershbow.
O Embaixador Vershbow, agradeceu a posição apoiante de Portugal (expressa anteriormente pelo discurso do MDN) sobre as preocupações e crises internacionais em que a NATO está envolvida e salientou que as preocupações presentes no novo ambiente de segurança internacional se estendem desde o Médio Oriente até à Rússia. No Médio Oriente com o Daesh com a sua cruzada de terror não só em solo Sírio e Líbio como também por toda a Europa em ações terroristas que incutem um contexto de insegurança permanente e com a Rússia com a invasão/anexação da Crimeia condenada internacionalmente, mas também com o papel deste no combate ao Daesh, dai a necessidade da tentativa de ativação do Conselho NATO Rússia nesta próxima Conferencia da NATO em Varsóvia.
Na Segunda parte da Conferencia, o painel não trouxe nada de novo, destacando-se a visão europeísta de Álvaro de Vasconcelos que desenvolveu a preocupação europeia sobre as ações ambíguas russas no contexto internacional como a estratégia para se manter como uma superpotência desenterrando as preocupações conservadoras existente no clima de Guerra-Fria.