AOFA presente na homenagem a Salgueiro Maia em Santarém
A cerimónia decorreu, este ano, com a presença do Presidente da República, assumindo, por isso, um brilho diferente a homenagem a Salgueiro Maia, um camarada que a AOFA elegeu como modelo, devido não só à nobreza do seu carácter, como também à coragem com que cumpriu a Missão maior da sua vida, decisiva para o êxito do 25 de Abril de 1974. A AOFA, convidada, como sempre, pela Câmara Municipal de Santarém, foi representada pelo COR Orlando Mira Dias.

O 25 de Abril em Santarém foi diferente este ano, com uma cerimónia engrandecida com a presença do Presidente da República.
A cerimónia teve uma guarda de honra composta por 3 pelotões, um de cada Ramo, uma fanfarra para os toque militares, e escoltas de alas da Polícia do Exército. Foi rápida mas muito emotiva, cheia de simbolismo e sentimento.
A presença do Presidente da República, que apareceu acompanhado pelo CEMGFA e pelos 3 Chefes de Estado Maior dos Ramos, foi o mote principal de toda a cerimónia.
Após o discurso do Presidente da CMSantarém (simples e descomprometido, a falar, como todos os anos, no tão ambicionado museu a Salgueiro Maia na ex – Escola Prática de Cavalaria), o PR usou da palavra muito direccionada para o a importância do feito de Salgueiro Maia no desenrolar e no êxito do 25 de Abril e para a família deste pela herança dos valores transmitidos, tendo a neta no final lido um poema, feito por ela para o avô, simples e comovente. A novidade foi a condecoração a titulo póstumo, que o PR anunciou durante o discurso, de Salgueiro Maia com a Ordem do Infante, que deverá ser entregue no dia de aniversário deste, a 01 de Julho próximo.
No final da cerimónia o representante da AOFA solicitou a Natércia Maia, a viúva do nosso camarada, que nos acompanhasse na deposição da coroa de flores, a nossa homenagem a Salgueiro Maia. Junto da estátua, foram trocadas palavras de agradecimento, de apreço e também algumas confidências, uma vez que ser mulher de um herói não é tarefa nem herança fácil.
Através de Natércia Maia soubemos que a Câmara Municipal de Castelo de Vide, terra natal de Salgueiro Maia, providenciou um local (no castelo) para instalar o seu espólio, organizado em museu, e que o protocolo já foi assinado com a autarquia.
O representante da AOFA assistiu à cerimónia na zona protocolar.