Noticias

AOFA presente na Homenagem aos Bravos da Rotunda, promovida pela ANS

A Associação Nacional de Sargentos (ANS) promoveu uma homenagem aos “Bravos da Rotunda”, os 9 Sargentos cujo desempenho foi determinante na Revolução de 5 de Outubro de 1910 e, consequentemente, na Implantação da República. A AOFA fez-se representar na Cerimónia pelo Secretário-Geral, Tenente-Coronel António Costa Mota.

A cerimónia, promovida pela ANS, que homenageou os “Bravos da Rotunda”, decorreu no local exacto (Rotunda do Marquês de Pombal) onde há 104 anos os nove Sargentos desempenharam um papel heróico e que viria a revelar-se absolutamente determinante na vitória Republicana sobre as Forças Monárquicas tendo como consequência a Implantação da República, a 5 de Outubro de 1910.

Na presença de convidados Militares (cumprindo realçar os representantes das Chefias) e Civis, bem como de um significativo número de cidadãos anónimos, a cerimónia contou com a presença muito especial de familiares (filhas, netas e neto) de um dos Sargentos (Francisco Garcia Tereno) tendo, também por essa razão, adquirido um carácter de emotividade muito significativo que não deixou de comover todos os presentes.

Após o discurso de apresentação e agradecimento das presenças efectuado pelo Presidente da ANS, SMOR Lima Coelho, foi escutada uma alocução proferida pelo Embaixador Rui Tereno, neto do Sargento Francisco Garcia Tereno, que traçou uma perspectiva história dos momentos que imediatamente antecederam o 5 de Outubro com natural e especial ênfase no papel determinante das Forças Republicanas, das quais foram e são bem representativos os Militares nos quais se enquadraram de forma especialmente relevante os 9 Sargentos que viriam a ficar na História como “Os Bravos da Rotunda”.

Após este momento de grande significado evocativo e cultural, o Presidente da ANS discursou baseando-se em factos históricos relatados à data por quem viveu aqueles momentos (Machado Santos) que no seu célebre relatório sobre o 5 de Outubro de 2010 detalha, com todo o pormenor, as dificuldades, a coragem e o espírito absolutamente determinado com que os “Bravos da Rotunda” se bateram e contribuíram para a vitória da República.

No final deste discurso o Presidente da ANS recordou, um a um, os nomes dos 9 “Bravos da Rotunda” tendo 9 representantes da ANS, cada um segurando a foto de cada um dos “Bravos”, levantado bem alto a fotografia correspondente. Tratou-se de mais um dos momentos marcantes e especialmente emotivo da cerimónia porquanto a cada nome referido os presentes gritavam “PRESENTE”.

No momento seguinte foi feita a deposição de uma coroa de flores na base da escadaria que enquadra a Rotunda, constituindo-se como mais um momento marcante dado que a mesma foi deposta pelos Familiares sobrevivos do Sargento Tereno.

A cerimónia terminou com todos os presentes a entoar o Hino Nacional Português.

Para a História e com a homenagem da AOFA que fiquem gravados os nomes dos “Bravos da Rotunda :

Mathias dos Santos, José Soares da Encarnação, Ernesto José dos Santos, Francisco Alexandre Lobo Pimentel, Francisco Garcia Tereno, Laurino Vieira, Firmino da Silva Rego, Ernesto Joaquim Feio e Manuel da Conceição Silva.

  • Vídeo de cerimónia de homenagem aos Bravos da Rotunda – Discurso SMOR Lima Coelho
  • Vídeo de cerimónia de homenagem aos Bravos da Rotunda – Hino Nacional
Previous post

- A AOFA esteve presente no X Congresso dos Juízes Portugueses, a convite da respectiva Associação

Next post

APM emitem comunicado sobre o IASFA

admin