Noticias

AOFA presente nas comemorações do 42º Aniversário da Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA)

A convite da Direcção a AOFA fez-se representar pelo Presidente, Tenente-Coronel António Costa Mota nas comemorações do 42º Aniversário da ADFA. A cerimónia foi presidida pelo Secretário de Estado da Defesa Nacional, Dr. Marcos Perestrello.

Como vem sendo hábito e reflecte, de forma prática e inequívoca, as excelentes relações institucionais existentes entre a AOFA e a ADFA, estivemos uma vez mais presentes nas comemorações do aniversário daquela relevante Associação, tendo inclusivamente e “à margem” do programa das comemorações o Presidente da AOFA sido convidado a participar no almoço, restrito, que antecedeu a cerimónia solene e que contou com a participação da Direcção da ADFA e de todos os responsáveis pelos Núcleos e Delegações Nacionais daquela Associação.

Num ambiente sempre muito acolhedor e amigável, a que estamos habituados, seguiu-se, pelas 15h, a sessão solene das comemorações, este ano presididas pelo Secretário de Estado da Defesa Nacional, Dr. Marcos Perestrello, na qual estiveram presentes dezenas de Entidades Militares e Civis, destacando-se, pelo seu especial significado e relevância as do Chefe da Casa Militar do Sr. Presidente da República, do Almirante CEMA, General CEMFA, General Vice-CEME e Tenente-General Sampaio, este último em representação do General CEMGFA.

Após a alocução de boas-vindas, seguiu-se uma importante intervenção por parte da Doutora Paula Campos Pinto, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, que retratou de forma fiel todo o percurso evolutivo, em Portugal, no reconhecimento e apoio (já significativo, mas sempre insuficiente) ao cidadão portador de deficiência, nele enaltecendo o papel absolutamente central, mesmo determinante, da ADFA em todo esse percurso.

Seguiu-se a intervenção do Presidente da Direcção da ADFA, Comendador José Arruda que, num estilo assertivo, motivador e entusiasmado, a que já nos habituou, agradeceu pessoalmente a todos a presença, dando um destaque importante, que aqui agradecemos, aos representantes das Associações Profissionais de Militares (APMs), referindo particularmente o nome do nosso recém empossado Presidente. No decorrer do seu discurso o Comendador José Arruda incidiu essencialmente nas legítimas ambições futuras da ADFA, com especial destaque para o Lar Militar, objectivo que será consumado, assim o esperamos e desejamos, a breve prazo, mas igualmente em diversos projectos de âmbito legislativo que necessariamente terão de “fazer o seu caminho” em defesa daqueles que tudo deram em prol de Portugal e são a prova viva e inequívoca do que verdadeiramente representa a Condição Militar: Os Deficientes das Forças Armadas.

Concluiu a ronda de intervenções o Secretário de Estado da Defesa Nacional, também ele aludindo de forma bem explícita a presença das APMs, tendo anunciado que “nesse mesmo dia” tinha assinado dois diplomas, dos quais deu prova pública na cerimónia entregando cópias ao Presidente da Direcção da ADFA, que vão no sentido de pretensões antigas da ADFA e que “arrancaram” da parte de todos os presentes fortes aplausos.

Terminada a cerimónia seguiu-se um “Porto de Honra” e o tradicional “partir do bolo” tendo os presentes entoado à ADFA os “parabéns”.

Ao longo de todo o dia, desde logo no almoço mas muito principalmente no decorrer do “Porto de Honra”, e após o “Porto de Honra”, o nosso Presidente teve a oportunidade de estabelecer diversos contactos com os representantes das diversas estruturas da ADFA mas igualmente com diversos outros interlocutores, Camaradas Oficiais (alguns das mais elevadas patentes), Sargentos e Praças, tendo sido muito evidente a confiança, bem expressa nas muitas felicitações e palavras de apoio e incentivo, aos Órgãos Sociais da AOFA recentemente empossados, tendo inclusivamente a AOFA sido convidada a visitar algumas das Delegações da ADFA em todo o país, convites a que certamente não deixaremos de dar resposta positiva, o que faremos com imenso prazer, sempre que as condições assim o permitirem.

Previous post

AOFA presente nas comemorações oficiais do Dia da Marinha

Next post

AOFA presente no acto de lançamento da obra "O Jornalismo Português e a Guerra Colonial"

admin