Noticias

AOFA presente nas comemorações do Dia do Combatente na Batalha

No dia 9 de abril comemorou-se o Dia do Combatente, o 100º aniversário da Liga dos Combatentes e o 103º aniversário da Batalha de La Lys no Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha. O Presidente da República agraciou ainda a Liga dos Combatentes como Membro Honorário da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito.

Mesmo com grandes limitações de convidados a AOFA também esteve presente, representada pelo TCOR Ley Garcia, num evento que contou com a participação das mais Altas Entidades: Presidente da República, Prof. Rebelo de Sousa, Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro, Secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Catarina Sarmento e Castro, Chefe do Estado Maior da Armada, Almirante Mendes Calado, Chefe do Estado Maior do Exército, General Nunes da Fonseca, Chefe do Estado Maior da Força Aérea, General Nunes Borrego, Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-General Chito Rodrigues, Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, D. Rui Valério) e o Presidente da Câmara Municipal da Batalha, Dr. Paulo Baptista.

Vários Núcleos da Liga dos Combatentes e outras associações congéneres também estiveram presentes com os seus Presidentes e Guiões.

A cerimónia começou com uma missa na igreja do Mosteiro em honra dos Combatentes falecidos, seguindo-se a cerimónia militar, durante a qual o Presidente da República impôs a condecoração no Estandarte da Liga dos Combatentes.

Após isso o Presidente da República, acompanhado pela Altas Entidades, foi colocar uma coroa de flores junto ao túmulo do soldado Desconhecido, na Sala do Capítulo, em homenagem aos Combatentes mortos em combate.

Ao concluir as cerimónias, foi inaugurado um Memorial aos Combatentes da Batalha, construído no jardim do Condestável, junto ao Mosteiro.

O Presidente da Câmara, Dr. Paulo Baptista, dirigiu umas palavras de reconhecimento e incentivo aos Combatentes.

Previous post

AOFA questiona MDN e Chefias Militares sobre atrasos nas Promoções 2021

Next post

Comunicado da AOFA

admin