AOFA presente no 119th Presidium Meeting da EUROMIL
A EUROMIL realiza reuniões do Presidium duas vezes por ano, onde aprova a política do “Board”, discute e fomenta o desenvolvimento da política a seguir pela EUROMIL e decide sobre a adesão de associações membros e aprova o orçamento.
Desta vez a reunião decorreu em Bucareste, Roménia.
Estiveram presentes cerca de 80 delegados de 23 das associações e sindicatos membros, permanentes e observadores, registados na EUROMIL. A AOFA fez-se representar pela tesoureira e membro do Conselho Nacional, a Major Margarida Santos. A temática em debate no 119 th Presidium foi “The European Elections 2019 – Important for Europe and its servicemen and -women”.
O Presidente da EUROMIL, Emmanuel Jacob, abriu os trabalhos dando as boas-vindas aos delegados presentes e sublinhando que, embora esta não tenha sido a primeira visita oficial da EUROMIL à Roménia, foi a primeira vez que se realizou uma reunião do Presidium em Bucareste. Continuou referindo-se à contribuição da EUROMIL nas várias celebrações comemorativas que ocorreram ou que irão ocorrer, nomeadamente os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos em 2018 e em 2019 os 70 anos da OTAN e os 20 anos da CSDP.
O presidente E. Jacob enfatizou a importância da dimensão humana e social, infelizmente ainda ausente na mais importante iniciativa europeia de segurança e defesa dos últimos anos, a saber, a PESCO, tendo assegurado aos participantes que “na EUROMIL, não desistimos facilmente e continuaremos” a defender os direitos humanos, as liberdades fundamentais e os interesses socioprofissionais dos militares. O discurso encerrou com um minuto de silêncio em memória de todos aqueles, militares e civis, que perderam a vida na execução de suas tarefas ou que foram vítimas de um ataque terrorista em algum lugar do mundo.
Seguiu-se a alocução de A. Constantin, presidente da Military Order of Romania (MOR), que deu as boas-vindas aos participantes e enfatizou que a MOR é uma fundação e não uma associação, e por isso, ao fim de 11 anos, estão a pensar deixar de pertencer à EUROMIL no final do corrente ano, especialmente porque no último Presidium em Budapeste a associação romena LMP foi aceite como membro observador na EUROMIL.
Tomou de seguida a palavra o major-general Teodor Incicas, Deputy Chief of Defence Staff. O General referiu que as questões referidas pelo presidente da EUROMIL são importantes para si e para a entidade que representa, o Chefe do Estado-Maior da Romênia. Continuou referindo que atualmente o ambiente de segurança é cada vez mais complexo e dinâmico e, como tal, a UE deve-o encarar fazendo uso combinado de Soft e Hard Power. Ao implementar novos projetos, como a PESCO, a Europa não deve perder de vista um dos seus valores mais importantes – a coesão. Concluiu a sua intervenção apontando que os militares são os bens mais preciosos das forças armadas modernas e por isso o recrutamento e a retenção, bem como o treino contínuo são, portanto, fatores imperativos.
À sessão de abertura seguiu-se um painel de debate subordinado ao tema “The European Elections 2019 – Important for Europe and its servicemen and -women”.
O Presidente E. Jacob iniciou o painel de debate, salientando que a EUROMIL inicialmente convidou representantes dos cinco maiores partidos políticos atualmente representados no Parlamento Europeu (EPP, S&D, ALDE, Verdes, ECR), mas que, infelizmente, recebeu respostas limitadas. Em função disso o painel foi ligeiramente adaptado, sendo constituído por representantes do EPP e da S & D, complementado com um membro do Board da EUROMIL. Foi moderador do debate R. Magdin, vice-presidente da Strategikon.
Durante a tarde os delegados analisaram e discutiram os relatórios nacionais. De uma forma geral os principais temas abordados nos relatórios nacionais foram os salários e os problemas associados ao recrutamento e retenção.
O Presidium aprovou a versão final do “position paper” relativo ao recrutamento e retenção que havia sido discutido em reuniões anteriores – Disponível em: http://euromil.org/euromil-position-on-recruitment-and-retention/).
Foi também referido o terminus do estatuto de observador da associação grega PFAFU e a suspensão da associação lituana KTGC. A EUROMIL conta agora com 34 associações e sindicatos membros de 22 países.
O próximo “Presidium meeting” será realizado em Outubro de 2019 em Bruxelas, Bélgica.