Noticias

AOFA presente no 92º Aniversário da Liga dos Combatentes

As comemorações do 92º Aniversário da Liga dos Combatentes decorreram em Belém, no espaço circundante ao Monumento aos Combatentes, tendo na mesma ocasião sido igualmente comemorados o 97.º Aniversário do Armistício da Grande Guerra e o 41° Aniversário do Fim da Guerra do Ultramar! A AOFA esteve representada pelo Secretário-Geral, Tenente-Coronel António Costa Mota.

Acedendo ao sempre amável e significativo convite que uma vez mais nos foi dirigido, a AOFA esteve representada no 92º Aniversário da Liga dos Combatentes. O evento contou com a participação de muitas dezenas de Entidades Militares e Civis, havendo contudo a lamentar, como aliás de forma bem explícita o referiu no seu discurso o Tenente-General Chito Rodrigues (Presidente da Liga dos Combatentes), “a ausência dos mais altos responsáveis dos Órgãos de Soberania de Portugal”, sobretudo, do Presidente da República, sinal inequívoco de que para além do já conhecido alheamento em face da Instituição Militar e dos seus Militares, também em relação aos nossos Combatentes, que pela Pátria deram a sua vida, parece constituir opção deliberada a ausência neste tipo de eventos, o que naturalmente e de forma profunda se lamenta. Do muito relevante programa do evento, saliência especial para a recepção dos restos mortais de um nosso camarada, combatente, que perdeu a vida durante a Guerra do Ultramar, na Guiné, e que repousará agora na Capela e Memorial ao Combatente, inaugurada precisamente no dia destas comemorações. Igualmente significativa toda a fase de deposição de flores e homenagem aos Combatentes, na presença da urna do nosso camarada, na qual a AOFA igualmente participou de forma activa e significativa fazendo a deposição de uma coroa em nome de todos as Sócias e Sócios e, genericamente, em nome de todos os Oficiais das Forças Armadas de Portugal.

A cerimónia viria a culminar com o desfile das tropas em parada ao qual se seguiu uma visita colectiva ao Museu do Combatente onde, entre vários motivos de interesse, nos permitimos salientar a inauguração da exposição de pintura da autoria do Major Simões Duarte que reputamos de elevadíssima qualidade.

Previous post

Audiência com o General Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME)

Next post

Apresentação do livro "A Imprevidência Estratégica de Salazar", do Coronel David Martelo

admin