AOFA promove 2º Encontro Nacional com Jornalistas das Rádios, Televisões e Imprensa
A 2ª edição do Encontro Nacional de Dirigentes da OFA com Jornalistas teve desta vez como cenário a nossa Sede, na Trafaria.
Num ambiente que se pretendia, e amplamente conseguiu, de descontração, fortemente potenciador de uma aproximação institucional e pessoal entre Dirigentes da AOFA e Jornalistas das mais variadas proveniências, sem qualquer agenda prévia, foi uma vez mais possível ter como temas de conversa, sem quaisquer restrições ou “filtros”, todos aqueles que no decurso do Encontro foram sendo bilateralmente levantados.
A regra de ouro de que todas estas conversas seriam realizadas em “off” permitiu uma grande abertura, sendo possível discutir os temas em profundidade e na presença de quase 20 (vinte) dirigentes da AOFA, de entre os quais um significativo número de Camaradas na Efectividade de Serviço.
O Encontro, a repetir no mínimo com base anual, permitiu igualmente estreitar os laços, já de si consideravelmente positivos, entre a AOFA e a Comunicação Social e reforçar igualmente diversas amizades entre Jornalistas e Dirigentes da Associação, gerando incontornavelmente, dado o modelo deste tipo de Encontros, níveis de confiança bilaterais de significado cada vez mais relevante.
O Encontro viria a terminar com a entrega por parte dos Dirigentes da AOFA de um exemplar, a cada Jornalista presente, da Constituição da República Portuguesa (CRP), documento que para os Oficiais das Forças Armadas se constitui como a Lei fundamental que, por Juramento de Honra, “Guardamos e Fazemos Guardar”, acto que foi antecedido de uma pequena mas muito concreta explicação para o seu significado.
De realçar que o exemplar da CRP distribuído tem ainda e por si só um significado muito especial dado ser prefaciado precisamente pelas Associações Profissionais de Militares numa edição produzida em 2016, por ocasião da comemoração do 40º Aniversário da CRP de 1976.