Noticias

AOFA promove Encontro de Oficiais para debater principais preocupações

O Encontro juntou mais de uma centena de oficiais (activo, reserva, reforma e RC; de Almirantes e Generais a Tenentes) numa sala do Hotel Mundial, em Lisboa, que durante três horas debateram as suas principais preocupações.

A mesa que orientou os trabalhos foi presidida pelo ALM Castanho Paes, Presidente da Assembleia-Geral da AOFA.

O Encontro iniciou-se com uma intervenção do Presidente da AOFA que tocou em todas as questões que mais vão preocupando e, até, indignando os oficiais, porque tocam aspectos fundamentais (por exemplo, a exiguidade dos Orçamentos para as Forças Armadas) e desrespeitam quase sempre o estabelecido legalmente nas “Bases gerais do estatuto da condição militar”: congelamento das promoções e progressões no regime remuneratório; redução das remunerações; corte nos subsídios de férias e de Natal (por coincidência considerados inconstitucionais precisamente neste dia, mas substituídos, segundo Sua Exa. o PM, não se sabe por quê); sobretaxa de 50% no subsídio de Natal de 2011; regressões remuneratórias; redução na transferência de verbas para a ADM até ao seu auto-financiamento; situação do Fundo de Pensões dos Militares; incumprimento do Regime de Incentivos legalmente estabelecido para os militares em RV e RC; saúde militar no seu todo.

Foi salientado, também, o incumprimento, por parte do MDN, do disposto na Lei Orgânica nº 3/2001, de 29 de Agosto, sobre o exercício das competências das Associações Profissionais de Militares (APM).

Seguiram-se numerosas intervenções, merecendo particular relevo a de uma oficial em RC, que ilustrou com a sua experiência o que vai acontecendo a este universo, e as de oficiais superiores e de um subalterno, no activo, que deram conta dos problemas que enfrentam pessoalmente e das dificuldades experimentadas pelos militares que chefiam.

No final da iniciativa os oficiais presentes juntaram-se no Bar do Hotel, à volta de uns cafés, e continuaram o debate.

No dia do Encontro o jornal I entrevistou o Presidente da AOFA, transcrevendo, em título, parte das suas declarações: “É tempo de dizer basta. Tudo tem um limite”.

O Correio da Manhã publicou uma desenvolvida notícia sobre o Encontro. Sob o título “Limites estão a ser atingidos”, a notícia integrou três “caixas” em que se salienta o facto de haver oficiais que deixaram de ter capacidade para manter os filhos na Universidade ou da existência de um número significativo de militares com as remunerações penhoradas. Noticiada, também a entrega das conclusões a ser efectuada na Residência Oficial de Sua Exa. o Primeiro-Ministro (PM).A TVI promoveu a realização de uma entrevista em directo ao Presidente da AOFA, durante o Encontro.Ver intervenção inicial do Presidente da AOFA

Ver entrevista do I ao Presidente da AOFA

Ver notícia do Correio da Manhã

Previous post

AOFA promoveu inquérito sobre a Saúde Militar

Next post

Resumo de Imprensa da AOFA completa o 1º aniversário

admin