Noticias

AOFA recebida em audiência pelo Grupo Parlamentar do PSD

Em audiência solicitada pela AOFA, durante cerca de duas horas, o Presidente, o Vice-Presidente e o Secretário-Geral da AOFA colocaram as preocupações e anseios dos Oficiais das Forças Armadas a dois Deputados e um assessor do Grupo Parlamentar do PSD.

A delegação da AOFA foi recebida pelos Exmos. Deputados Sousa e Silva (que, por sinal, foi oficial do Exército) e Castro e Silva, assessorados pelo Dr. Fernando Corvelo.

A troca de opiniões decorreu de uma forma franca, séria e aberta, tendo como base, por parte da AOFA, as posições expressas na notícia 2011-09-09 que consta na nossa página e que aconselhamos seja relembrada.

Assim, depois de uma breve referência ao Memorando que enviámos aos Partidos antes das eleições que decorreram em 6 de Junho passado (e que pode ser consultado igualmente a partir da referida notícia de 2011-09-09), e de exprimir a necessidade de ser respeitado pelo Governo o direito de audição consagrado na Lei Orgânica nº 3/2001, de 29 de Agosto (o que não vem acontecendo), a delegação da AOFA abordou, de forma exaustiva e fundamentada, as seguintes matérias: medidas de austeridade em geral; promoções e sua indispensabilidade (sem esquecer a resolução dos terríveis problemas por que já passavam alguns Quadros Especiais, com particular realce para o Ramo Exército, face à redução de 25% verificada nos postos de COR e TCOR em 2009); ADM (e cortes fatais, se concretizados, como decidido no acordo com a troika que se avizinham); redução de efectivos; Orçamento de Estado que permita o cumprimento das múltiplas missões das Forças Armadas; complementos de pensão de reforma; Fundo de Pensões dos Militares; auditorias da IGF (e a desconsideração para os militares que o seu relatório constitui), bem como o Despacho Conjunto de Suas Exas. os MEF e MDN que se lhe seguiu; militares em RC e RV e suas expectativas e direitos por respeitar; parecer do Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República sobre o direito de manifestação dos militares.

O Presidente da AOFA entregou, na oportunidade, um quadro que vai ser enviado a todos os Oficiais não sócios, onde se encontram enunciados e exaustivamente tratados todos os direitos que foram sendo sistematicamente degradados nos últimos anos.

Os Exmos. Deputados do PSD mostraram toda a disponibilidade para receberem representantes da AOFA se e quando for necessário e, inclusivamente, a vontade de esclarecerem eventuais dúvidas ou recolherem informação junto da associação, quando tal for requerido.

Previous post

AOFA no 30º Convívio Nacional dos Antigos Combatentes da Guiné, em Góis

Next post

Artigo da revista “Sábado” sobre promoções desmentido ponto por ponto pelo Porta-Voz do Exército

admin