AOFA reuniu com o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda
Englobada numa nova série de reuniões solicitadas pela AOFA a todos os Grupos Parlamentares e Deputados Únicos da Assembleia da República, a AOFA esteve em reunião com o Bloco de Esquerda (BE)
A reunião teve uma duração de 1h15m, tendo o BE sido representado pela Deputada Joana Mortágua, a nova representante do BE na Comissão de Defesa, que se fez acompanhar de um assessor. Por parte da AOFA esteve presente o Presidente do Conselho Nacional, Tenente-Coronel António Costa Mota.
A AOFA procedeu à entrega formal de uma cópia do nosso “Caderno de Objetivos Prioritários”, tendo a possibilidade de aprofundar alguns dos temas mais prementes, a saber:
– Promoções
– Cálculos de Pensões de Reforma e Complemento de Pensão
– Assistência na Doença aos Militares (ADM)
– Sistema Retributivo dos Militares das Forças Armadas
– Novos Direitos de Negociação Coletiva e Representação Coletiva
– Sistema de Avaliação de Mérito dos Militares das Forças Armadas
– Alterações ao Estatuto do Combatente
– Artigo 22 do Orçamento do Estado 2021 (consideração do tempo de serviço militar para efeitos de progressão na carreira aos “ex-militares” que ingressaram na Administração Pública).
Foi-nos transmitido que o BE irá rever e reapresentar várias propostas relacionadas com as questões Socioprofissionais que afetam os Militares, já em Sede do presente Orçamento do Estado para 2022.
A AOFA agradece ao BE a disponibilidade para a realização desta reunião e a forma como, atentamente, ouviu e se inteirou das nossas preocupações (e soluções!) e reitera a total disponibilidade e interesse em continuar a colaborar com o BE em todos os aspectos que direta ou indiretamente tenham a ver com as matérias de âmbito socioprofissional, deontológico e assistencial que afetam os Militares Portugueses.