ASPP promove conferência: manifestação de “21 de Abril de 1989, 25 anos depois – caminhos e perspectivas”
Em 21 de Abril de 1989, a então associação socioprofissional da PSP promoveu uma manifestação em Lisboa, na procura de novos direitos, nomeadamente o de os polícias poderem constituir sindicatos, contrariada pelo poder político com o recurso (que se revelou difícil, por sinal) a outros elementos policiais, um acontecimento que ficou conhecido pelos “secos e molhados”, estes últimos, obviamente, os manifestantes. Hoje, já como associação sindical, olhando para o passado, tentando perspectivar os caminhos a percorrer no futuro, a ASPP promoveu uma Conferência, em que estiveram presentes os Presidente e Vice-Presidente da AOFA, respectivamente, COR Pereira Cracel e MAJ Musa Paulino.
A Conferência, que se realizou no hotel Costa da Caparica, teve como objectivo: debater os contextos social, político e económico da época; perceber as razões que levaram os Polícias à manifestação de dia 21 de Abril de 1989; analisar a decisão do Governo perante a manifestação dos Polícias, debater o que mudou entre o período da realização da manifestação e a actualidade; tentar antever e preparar o futuro.
Proferiram intervenções: Dr. José Pacheco Pereira, Juiz Conselheiro Jubilado Dr. Bernardo Colaço, Dr. Vasco Santos, Secretário-Geral da UGT, Secretário-Geral da CGTP e Presidente da ASPP/PSP.