Audição Pública com a Eurodeputada Ana Gomes
Na sequência do acordado na reunião da EUROMIL que teve lugar em Outubro, realizou-se, no Gabinete do Parlamento Europeu, em Lisboa, a audição pública proporcionada às APM pela Eurodeputada Dra. Ana Gomes que tinha como tema: “A revisão do Estatuto dos Militares das Forças Armadas e a Lei do Associativismo Militar”. Cumpre assinalar que, como era previsível, foram abordadas outras questões obviamente co-relacionadas com o tema.

A Eurodeputada Ana Gomes (PS) é membro da Subcomissão de Segurança e Defesa do Parlamento Europeu e, nessa condição, interveio no Presidium da EUROMIL.
Na audição foram oradores os Presidentes das AOFA (COR Pereira Cracel), ANS (SMOR Lima Coelho) e AP (Cabo Luís Reis), e estiveram presentes vários outros dirigentes das três APM, tendo alguns deles produzido intervenções. Interveio, também, o CALM Martins Guerreiro.
Sua Exa. o CEMA fez-se representar na audição.
Para já, uma certeza: vai chegar ao Parlamento Europeu muito do que nos vai na “alma” e, claro, a evidência do desrespeito pela Lei por parte do Governo.
Ver intervenções:
- Intervenção Inicial da Eurodeputada Ana Gomes
- Intervenção Inicial do Sargento-Mor Lima Coelho, presidente da Associação Nacional de Sargentos (ANS)
- Intervenção Inicial do Coronel Manuel Pereira Cracel, Presidente da Associação de Oficiais das Forças Armadas (AOFA)
- Intervenção Inicial do Cabo Luís Reis, Presidente da Associação de Praças (AP)
- Contra-Almirante Manuel Martins Guerreiro intervém no debate
- Segunda Intervenção da Eurodeputada Ana Gomes
- Intervenção da Eurodeputada Ana Gomes e segunda intervenção do Coronel Manuel Pereira Cracel (AOFA)
- Comentários finais Eurodeputada Ana Gomes e segundas intervenções do Sargento-Mor Lima Coelho (ANS) e Cabo Luís Reis (AP)