Noticias

Cerimónia Comemorativa do 25º Aniversário da AOFA

Culminando um conjunto diversificado de eventos realizados no ano em que a Associação cumpre os seus primeiros 25 anos de existência, realizou-se a Cerimónia Comemorativa do 25º Aniversário da AOFA. Com a presença de cerca de 40 (quarenta) Entidades Militares e Civis e perante uma plateia de mais de 250 (duzentas e cinquenta) pessoas, esta cerimónia teve os seus pontos mais altos na homenagem a todos os Sócios que cumpriram 25 anos de Associados e no Concerto da Orquestra Ligeira do Exército.

A cerimónia do 25º Aniversário da AOFA decorreu nas magníficas instalações da Sociedade Musical Recreativa Trafariense (SMRT) e contou com a presença de cerca de 40 (quarenta) Entidades Militares e Civis, de entre as quais cumpre salientar a representação dos Grupos Parlamentares do PS, PCP e Os Verdes, a Câmara Municipal de Almada, Assembleia Municipal de Almada, União das Freguesias Caparica-Trafaria, MDN, EMGFA, Marinha, Exército, Força Aérea, as nossas congéneres Associações mais representativas da PSP e GNR, Associação Nacional de Sargentos, Associação de Praças, Clube do Sargento da Armada, Clube de Praças da Armada e muitas outras Associações e Sindicatos que nos deram a imensa honra da sua presença e que, muito naturalmente, proporcionaram a esta cerimónia grande parte do brilho e amplo sucesso que veio a registar-se.

Também da parte dos Sócios e Sócias, bem como de Familiares, a presença foi muito significativa, tendo o pavilhão polivalente da SMRT registado uma enchente verdadeiramente assinalável que tão cedo todos os que presenciaram este evento certamente não esquecerão.

Conduzida de forma exemplar pela nossa “speaker” de Serviço, a Major Margarida Santos (Vogal e Secretária do Conselho Nacional e Membro do Secretariado), a cerimónia foi composta por 5 (cinco) grandes momentos :

  1. Alocução por parte do Vice-Presidente da Assembleia-Geral (AG), Major-general Luís Tavares Nunes, em representação do Presidente da AG, Tenente-General Joaquim Formeiro Monteiro que, por razões pessoais ponderosas não pôde estar presente.
  2. Alocução por parte do Presidente do Conselho Nacional, Tenente-Coronel António Costa Mota
  3. Homenagem a todos os Associados que completaram 25 anos de Sócio, não sendo esquecidos, bem pelo contrário, todos aqueles que, pela lei natural da vida já não se encontram fisicamente entre nós, constituindo-se aliás esse como um dos momentos mais emotivos de toda a cerimónia, designadamente sendo bem audível o “PRESENTE” sempre que cada um dos nossos Camaradas foi individualmente relembrado. Aos Associados presentes foram entregues Diplomas e Lembranças alusivas à efeméride, sendo aos restantes enviados para as suas residências o respectivo Diploma e Lembrança.

    Realce igualmente para a homenagem efectuada pela AOFA à Engenheira Luísa Almeida, Secretária da Direcção, pelos relevantes serviços prestados à Associação e pelo papel igualmente determinante no apoio que, com enorme profissionalismo, presta aos Associados.

  4. Concerto pela Orquestra Ligeira do Exército. Uma nota importante para salientar que imediatamente antes do início do Concerto a AOFA foi brindada com inúmeras lembranças por diversas das Entidades Militares e Civis presentes na cerimónia.
  5. Porto de Honra, momento que se constituiu como mais um reforço importante de confraternização entre todos os presentes.

Toda a cerimónia foi devidamente registada em fotografia e vídeo, incluindo, na íntegra, o concerto.

Ver todos os vídeos produzidos
Texto da alocução do Vice-Presidente da AG
Texto da alocução do Presidente do CN

Previous post

A austeridade continua para os militares – Comunicado da AOFA

Next post

Orçamento do Estado para 2018 – Associações Profissionais de Militares (APM) emitem comunicado conjunto

admin