Concentração e Desfile em defesa do Instituto de Odivelas, com o apoio da AOFA
Em defesa do Instituto de Odivelas (IO), teve lugar uma Concentração junto ao Mosteiro dos Jerónimos, a que se seguiu um desfile dos milhares de participantes até perto do MDN. Na ocasião, um grupo de alunas do IO, numa poética reconstituição da História adaptada aos nossos dias, colocou centenas de rosas nos degraus do Ministério visando “iluminar” um caminho que conduza ao restabelecimento do “direito à vida” de um estabelecimento de ensino centenário, alfobre de cidadãs formadas nos Princípios e Valores que asseguram a perenidade de Portugal como Nação.

A iniciativa teve lugar a partir da acção de Antigas Alunas do IO, Pais e Mães de actuais Alunas do IO e do TCOR António Mota da AOFA, dando sequência a um grande número de actividades (muitas delas com expressão visível no nosso Facebook) tendo como origem o “Núcleo IO/AOFA”, criado em Março deste ano e que reúne um conjunto de pessoas que tem um objectivo comum; A Defesa do Instituto de Odivelas, em Odivelas.
Entre os participantes, cumpre destacar o número elevado de alunos do IO, Colégio Militar (CM) e Instituto dos Pupilos do Exército (IPE), que, com os seus “gritos de guerra” tradicionais, plenos de significado, deram uma vida muito especial ao que se foi passando, em todos os momentos. Presentes, também, numerosos antigos alunos dos três Estabelecimentos Militares de Ensino (EME), muitos deles oficiais generais, e, também, o herdeiro da Casa Real, D. Duarte, bem como, discretamente, o COR ENG Taborda e Silva que dinamizou anteriormente diversas Conferências e Seminários sobre o tema, a partir do Núcleo de Conferências da Cooperativa Militar.
Apoiarem este evento as seguintes Associações:
– Associação de Antigas Alunas do IO (AAAIO)
– Associação de Pais e Encarregados de Educação das Alunas do IO (APEEAIO)
– Associação de Antigos e Actuais Alunos do Instituto dos Pupilos do Exército
– Associação dos Antigos Alunos do Colégio Militar
– Associação de Oficiais das Forças Armadas
– Associação Nacional de Sargentos
– Associação de Praças
As intervenções estiveram a cargo de:
– Catarina Ferreira (Actual Aluna do IO)
– Margarida Muller (Presidente da Associação de Antigas Alunas do IO)
– Paulo Dias Pereira (Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação das Alunas do IO)
– Coronel Manuel Cracel (Presidente da Associação de Oficiais das Forças Armadas, em representação das Associações Profissionais de Militares)
– Maria Teresa Magalhães (Antiga Aluna do IO, em representação da Organização do Evento)