Debate “Sindicalismo das Forças de Segurança e nas Forças Armadas”
O evento foi promovido pela APG/GNR (Associação de Profissionais da Guarda Nacional Republicana) e teve como grande objetivo ouvir e discutir com um vasto conjunto de Entidades e de Personalidades o estado em que se encontra, em Portugal, o pleno reconhecimento ao Sindicalismo por parte das Forças de Segurança e das Forças Armadas. Uma matéria que os sucessivos “poderes políticos” tudo têm feito para que não se concretize mas que, objetivamente se aproxima a passos largos da ampla e justa concretização!
A AOFA, que realizou uma das intervenções “de fundo”, foi representada pelo nosso Secretário-Geral, Capitão-de-Fragata Jurista Diocleciano Branco Batista!
Longe, muito longe, vão os tempos em que a consagração de especiais Direitos às Associações Militares, designadamente à AOFA, ANS e AP, todas elas participantes ativas neste evento, era, foi e há quem sonhe que continue a ser, objeto de fortes oposições de mal-intencionados ou de conjuntos não negligenciáveis de arrogantes e ignorantes. Os tempos são outros e a própria realidade tratará de se impor a todos esses pruridos, sendo que aliás estas temáticas são profundamente discutidas em todos os fóruns e com elevada preponderância entre os Oficiais das Forças Armadas.
Direitos como os de Negociação Coletiva, Representação Coletiva e Sindicalismo Militar fazem, de há anos a esta parte, parte integrante do léxico regular dos Militares e sobretudo dos Oficiais das Forças Armadas!
Estiveram presentes neste importante evento, entre outros, César Nogueira, Presidente da Associação dos Profissionais da Guarda – APG/GNR e Secretário da Comissão Coordenadora Permanente das Forças e Serviços de Segurança – CCP, Jan Dickers , Dirigente do Sindicato de Polícias “Equipe – Vakvereniging Voor Politie” (Países Baixos) Conselheiros Internacionais para as questões das Forças de Segurança, Dr. Bernardo Colaço | Juiz Jubilado do Supremo Tribunal de Justiça, António Lima Coelho Presidente da ANS – Associação Nacional de Sargentos das Forças Armadas, Branco Batista | Secretário Geral da AOFA – Associação de Oficiais das Forças Armadas, Paulo Amaral, Presidente da Direção da Associação de Praças, AP – Willy Valks | Dirigente do Sindicato de Polícias “Equipe – Vakvereniging Voor Politie” (Países Baixos) Conselheiros Internacionais para as questões das Forças de Segurança, Dra. Mara Beldroegas | Advogada | Associação dos Profissionais da Guarda – APG/GNR, Paulo Santos | Presidente da Associação Sindical dos Profissionais de Polícia – ASPP/PSP e de José Manageiro Presidente da Assembleia Geral da Associação dos Profissionais da Guarda – APG/ GNR.
Este é apenas e só mais um caminho, de entre muitos, que trilhamos e continuaremos a prosseguir em conjunto (Militares das Forças Armadas e Profissionais das Forças e Serviços de Segurança) e que, em breve, levaremos a bom porto.