Discurso de Sua Exa. o Primeiro-Ministro no IESM – Comunicado da AOFA
Sua Exa. o Primeiro-Ministro presidiu à abertura do ano lectivo no IESM, tendo proferido, na ocasião, um discurso em que apontou a necessidade de as Forças Armadas serem reformadas e modernizadas. Face à ausência de referências a questões que muito preocupam os militares em geral e os oficiais, muito particularmente, a AOFA emitiu um comunicado.
Para além de ter proclamado a necessidade de as Forças Armadas serem alvo de reforma e modernização, iniciativas a que sucessivos Governos vêm procedendo sistematicamente, Sua Exa. o Primeiro-Ministro procurou sensibilizar os oficiais presentes para se conformarem com os cortes dos subsídios de férias e de Natal, redução das remunerações e outras medidas de austeridade, aliás com reflexos não negligenciáveis sobre a própria Instituição Militar.
Até porque Sua Exa. não fez qualquer referência a matérias que muito preocupam os oficiais (promoções, saúde, complementos de pensão, entre outras), a AOFA sentiu-se na necessidade de colocar em comunicado as dúvidas e preocupações com que os militares se confrontam, lembrando, a propósito, que as Forças Armadas têm sido alvo de várias reorganizações e constantes reduções de pessoal, com consequências terríveis sobre muitos Quadro Especiais, e que, a prosseguir este caminho, se corre o risco de a curto prazo se verem impedidas de cumprir o que constitucionalmente se encontra determinado: a defesa militar da República.