Iniciativa de solidariedade com o Presidente da APG, no âmbito da liberdade de expressão
No Martinho da Arcada, em Lisboa, teve lugar um Porto d’Honra, de solidariedade para com o Presidente da APG, alvo de punição, no âmbito do princípio, constitucionalmente protegido, da “liberdade de expressão”. Representaram a AOFA o Presidente, COR Pereira Cracel, e o Secretário-Geral, TCOR António Costa Mota.
Com uma elevada presença de dirigentes associativos (Forças Armadas, Forças e Serviços de Segurança, Magistrados, Confederações sindicais e outras organizações) teve lugar a singela iniciativa, tendo estado presente, em todas as intervenções, uma grande preocupação com a salvaguarda da liberdade de expressão, obviamente que exercida num quadro de grande responsabilidade.
Em baixo, pode ser vista a mensagem de solidariedade que o Presidente da AOFA tinha, entretanto, enviado ao Presidente da APG.
Caro César Nogueira,
companheiro de luta no campo da defesa dos legítimos interesses daqueles que nos comprometemos representar:
Confrontados com a inusitada notícia da punição que te foi imposta, manifestamos a nossa estranheza ao assistirmos a um episódio como aquele de que és alvo, exactamente numa altura em que ainda se festeja o 40º aniversário da data em que se conquistou a liberdade e direitos tantos anos sonegados. Mais ainda, porque acontece numa altura em que, despudoradamente, se persiste na afronta à dignidade daqueles que nos propusemos defender!
Utilizando a liberdade de expressão e emitindo opinião em matérias de natureza sócio-profissional, nada justificaria acções como aquela de que és alvo. É isso que, estamos em crer, tem acontecido.
Por isso, mau grado representarmos universos com missões diferenciadas, mas conscientes de que navegamos uma nau que, em muitos aspectos, está sujeita a idênticas tormentas, fazemos questão de te manifestar a nossa solidariedade.
Com um abraço solidário.